Gêmeas que compartilham um só corpo nascem na Indonésia

de Merelyn Cerqueira 0

Dois bebês que estão dividindo o mesmo corpo nasceram nesta última segunda-feira na Indonésia.

Com 4,2 quilos, eles foram diagnosticados como parápagos, uma das formas da rara condição de gêmeos xifópagos (siameses), em que há uma geminação parcial dando origem a duas cabeças com pescoços em apenas um tronco. As crianças também apresentaram problemas respiratórios e no momento encontram-se sob os cuidados de enfermeiros em um hospital de Gresik, Java Ocidental, na Indonésia.

Como estão dividindo o mesmo tronco (feminino), elas não poderão passar pelo procedimento de separação, devido à evidência de apenas um coração, o que impede que ambas as vidas sejam salvas.

gemeas-xifopagas-na-Indonesia_01

O caso considerado extremamente raro afeta aproximadamente cerca de 5% dos nascimentos xifópagos. Acredita-se que possa originar-se durante as primeiras fases da gravidez, como resultado de uma mutação genética.

Casos de siameses ocorrem quando um único óvulo é duplamente fecundado. Geralmente, logo no início da gravidez entre o nono e décimo dia, os embriões se separam. Se isso demora para ocorrer, os fetos podem permanecer grudados por alguma parte do corpo.

A classificação para essa ocorrência depende da parte do corpo pela qual os fetos estão unidos. Por exemplo: são chamados iscópagos os gêmeos unidos pela metade inferior do corpo; toracópagos, quando unidos pela metade superior do tronco, sempre envolvendo a divisão do coração; e pigópagos, quando unidos a partir da região posterior das nádegas.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência