Fotos post mortem do século 19: os horripilantes retratos de crianças falecidas

de Gustavo Teixera 0

Para nós, tirar fotos de uma mãe com seus filhos mortos parece mórbido, mas no século 19, a fotografia post mortem era comum, e ajudou muitas famílias a superar o luto. Na época, epidemias de difteria, tifo e cólera levavam a vida de milhares de crianças que hoje seriam curadas por antibióticos.

Mas uma maneira de lidar com o sofrimento era através de fotografias, ou daguerreotipos, como eram conhecidas as primeiras fotos. Devido ao custo altíssimo, poucas pessoas na América do século 19 podiam se dar ao luxo de ir a um estúdio fotográfico e tirar retratos de família enquanto vivos. Então, estas eram as únicas fotos que poderiam ter para manter recordações de seus filhos amados.

fotos-post-mortem_01
À esquerda, uma mãe com sua criança morta em uma foto tirada na década de 1840. A imagem da criança morta em uma cadeira à direita foi feita em 1901, mas a moda para a fotografia post mortem desapareceu nos primeiros anos do século 20.

Inventada pelo francês, Louis-Jacques-Mandé Daguerre, em 1839, tornou-se extremamente popular em todo o mundo. O daguerreotipo foi usado para capturar a imagem de pessoas famosas como Abraham Lincoln, Ulysses S. Grant e Robert E. Lee. Mas logo estava sendo usado para ajudar no processo de luto. Muitas famílias sentiram a necessidade de capturar a semelhança de seus filhos mortos antes de serem enterrados.

fotos-post-mortem_02
Esta imagem de uma menina, tirada por volta de 1859, foi, claramente, uma lembrança preciosa para a família superar o luto.
fotos-post-mortem_03
Duas meninas descansam em repouso pouco depois da morte. A menina à direita parece estar deitada em seu caixão, com sua boneca favorita e um buquê de flores
fotos-post-mortem_04
Esta família perdeu dois filhos, aparentemente com a mesma doença. Os jovens estão vestidos com suas melhores roupas e posam para uma fotografia final. Esta imagem foi tirada em algum lugar em América no final do século XIX.

As imagens geralmente mostravam os bebês com os olhos fechados, como se estivessem em um sono tranquilo. Mas os fotógrafos às vezes tentavam fazer com que os personagens parecessem vivos, apoiando-os contra mesas ou cadeiras, mantendo os olhos abertos ou mesmo pintando as pupilas.

fotos-post-mortem_05
Esta fotografia de bebê quebra corações e foi tirada em 1850. O braço do jovem foi levantado e seus olhos foram apoiados de algum modo para dar a impressão que está ainda vivo
fotos-post-mortem_06
À esquerda, uma menina é registrada logo após a morte em Iowa e um menino parece ter adormecido nesta imagem de 1856 à direita. O conceito moderno da morte é de algo que não deve ser visto. Mas no século 19 a ideia era diferente.
fotos-post-mortem_07
Esta imagem tirada em 1875 aparentemente mostra uma adolescente morta agarrando uma Bíblia, como se fosse o livro protegê-la do lado de lá.
fotos-post-mortem_08
Esta imagem mostra uma criança que poderia facilmente estar dormindo. Sua mão direita parece ferida e seu vestido manchado de sangue, mas pensa-se que este efeito foi simplesmente um defeito do daguerreotipo.

Cores rosadas eram adicionados às bochechas dos cadáveres, que às vezes eram registrados ao lado de seus irmãos, que estavam ainda vivos. No início do século XX, o daguerreotipo foi substituído por uma prática fotográfica mais simples e barata, e a fotografia pós-morte acabou gradualmente à medida que mais famílias podiam se dar ao luxo de tirar retratos de seus filhos à medida que cresciam.

fotos-post-mortem_09
Esta imagem, de 1860, é especialmente macabra. Não está claro se a criança morreu com os olhos abertos ou se eles foram abertos, mas a foto é inquietante.
fotos-post-mortem_10
Os olhos do menino morto foram abertos enquanto ele está estirado em um sofá na imagem tirada em 1853.
fotos-post-mortem_11
À esquerda, um menino segura flores e uma criança é, por alguma razão, colocada com um par de tesouras, à direita.
fotos-post-mortem_12
Meninos gêmeos são fotografados juntos em St. Charles, Michigan, em 1900. Provavelmente faleceram pela mesma epidemia.
fotos-post-mortem_13
Este jovem foi colocado em seu melhor terno. Não está claro se a marca na testa é uma ferida de bala ou apenas um erro no daguerreotipo.
fotos-post-mortem_14
À esquerda, uma menina parece quase brilhar com a beleza angélica enquanto se senta em uma poltrona. Imagem tirada em 1900.
fotos-post-mortem_15
Na foto tirada em 1905, à direita, há outra criança em um caixão apoiado contra uma parede. Uma das imagens mais horríveis da coleção é este tríptico de uma menina com seus olhos abertos, sentada em uma cadeira e vista em seu caixão

Ainda bem que a tecnologia evolui e as pessoas passaram a registrar as crianças ainda em vida.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência