Fotógrafo registra imagens impressionantes de tribo caçadora de macacos que vive na floresta Amazônica

de Merelyn Cerqueira 0

Há apenas 4.000 membros da tribo Huaorani no mundo. O que sabemos sobre eles até agora é que levam uma vida simples nas florestas tropicais do leste do Equador. Como são obrigados a caçar para sobreviver, usam zarabatanas para matar macacos – principal alimento de sua dieta. Depois, os animais são esfolados e assados em uma fogueira aberta para o consumo dos índios.

tribo-amazonica-caçadora-de-macacos_03

A tribo também é conhecida por comer tucanos e porcos-do-mato, bem como plantas e ervas encontradas pela floresta. O estilo de vida da tribo também levou à evolução dos pés dos índios. A maioria deles possui pés chatos e que os ajuda a subir em árvores.

tribo-amazonica-caçadora-de-macacos_05

Dito isso, recentemente, o fotógrafo britânico Pete Oxford, resolveu passar alguns dias entre os Huaorani. Sua experiência foi registrada em uma série de imagens e em um artigo escrito por Chris Summers para o Daily Mail.

tribo-amazonica-caçadora-de-macacos_09

Uma das minhas maiores alegrias é poder passar um tempo com pessoas diferentes de mim”, disse ele. “Não há restaurantes de fast food ou mercearias nas florestas tropicais do leste do Equador, por isso, se o povo Huaorani quer comer, precisa sair com uma zarabatana e caçar um macaco”.

tribo-amazonica-caçadora-de-macacos_08

De acordo com o fotógrafo, tratam-se de pessoas especialistas em subir em árvores. E quando o fazem, chegam a ficar ali por horas esperando os macacos, que são mortos por dardos envenenados.

tribo-amazonica-caçadora-de-macacos_02

Há pelo menos 4.000 indígenas, e a divergência genética é mínima. Logo, a constante necessidade de subir em árvores levou-os a desenvolverem pés planos, alguns chegam a possuir seis dedos em cada membro.  

tribo-amazonica-caçadora-de-macacos_07

A carne de macaco é o principal alimento da dieta dos Huaorani, que também inclui carne de porcos-do-mato, tucanos e por vezes ervas e plantas colhidas pelas mulheres dentro das florestas. A tribo não vive muito longe do Rio Napo, que em algum ponto flui diretamente para a região Amazônica do Peru.

tribo-amazonica-caçadora-de-macacos_10

 Segundo Oxford, a tribo possui uma grande sintonia com o meio ambiente. “Hoje eles enfrentam mudanças radicais em sua cultura, devido à exploração de petróleo dentro de seus territórios”, revelou.

tribo-amazonica-caçadora-de-macacos_12

Os Huaorani, que por vezes também são chamados de Waorani ou Waos, são considerados uma tribo indígena ameríndia, cuja língua não tem relação com qualquer outra, nem mesmo a quíchua, amplamente utilizada no Equador.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência