Dormindo com o inimigo: francesas eram obrigadas a ser prostitutas de nazistas na Segunda Guerra

de Merelyn Cerqueira 0

Se você acompanhou as aulas de história, então deve estar ciente que a Alemanha praticamente dominou a Europa em 1942.

Abrindo espaço à custa de invasões, seus soldados estavam espalhados por toda a parte, se envolvendo com pessoas de diferentes países. Na França, nada foi diferente e Paris, de fato, se tornou um verdadeiro paraíso sexual para os soldados de Hitler.

A França permaneceu ocupada pela Alemanha durante quatro anos. Vindos do front oriental, os oficiais usufruíam das noites parisienses como verdadeiros e privilegiados turistas e na companhia das sempre charmosas e elegantes mulheres francesas.

Estima-se que ao menos 100 mil mulheres tenham se tornado prostitutas ocasionais ou mantiveram relacionamento com os nazistas. Esse episódio ficou conhecido como “colaboração horizontal” (Collaboration Féminine ou Collaboration Horizontale) e entre as colaboradoras mais famosas estão Coco Chanel, Arletty, Mireille Balin e Marguerite Duras.

Ao se relacionarem com os membros da SS, as mulheres tinham acesso a alimentos de qualidade, bens de luxo proibidos (perfumes e meias) e certas liberdades quanto às restrições aplicadas pelos nazistas no país.

A desvantagem, no entanto, é que, com o fim da Guerra, muitas foram mortas, abusadas, e consideradas cúmplices dos horrores que aconteciam nos campos de concentração.

Após o fim da Guerra, estatísticas apontavam que destes relacionamentos ao menos 200 mil crianças haviam nascido, as quais foram classificadas como “filhos da ocupação”.

As mulheres, por outro lado, foram reconhecidas como “nacionalmente indignas”, condenadas a seis meses de prisão e humilhações públicas que eram acompanhadas da perda de direitos civis.

Neste caso, muitas tiveram suas cabeças raspadas pela Resistência Francesa, foram despidas publicamente, abusadas, marcadas a fogo na testa ou tinham suásticas desenhadas em seus rostos. Aquelas que não suportavam a situação, sucumbiam através do suicídio.

1 – Foto de colaboradora francesa trajando as vestes de um soldado. A imagem foi encontrada com um prisioneiro de guerra alemão

2- Soldados alemães trocam de roupas com suas namoradas

3 – Os soldados alemães, por alguma razão, achavam interessante vestir as namoradas em seus uniformes

4 – Um Café para alemães em Paris. Este era considerado um ótimo lugar para conhecer mulheres

5 – Um encontro duplo em frente ao Moulin Rouge

6 – Soldados alemães e uma garota francesa

7 – Garotas francesas posam enquanto uma delas usa o quepe de um soldado alemão

8 – Uma rara foto colorida, clicada no momento em que um soldado da Força de Defesa (Wehrmacht) conversa com sua namorada

9 – Soldado alemão fora de serviço passando o dia em trajes de banho com sua namorada

10 – Francesa apreciando bebida oferecida por um oficial alemão

11 – Francesa aproveitando o dia ao lado de soldados alemães

12 – Membro da tropa Wehrmacht Gebirgsjager com sua namorada. Ela parece estar usando meias de nylon, algo que era tendência absoluta nos anos 40 e usado apenas pela elite

13 – Mulher francesa se divertindo ao lado de membros da SS em um bar ou cabaré

14 – Acusadas de colaboração são guiadas para a prisão pela Resistência Francesa

15 – Francesa tem a cabeça raspada e é hostilizada por grupo

16 – Patriotas franceses capturam Juliette Audieuve, acusada de se relacionar com um soldado alemão

17 – Mulher é espancada e humilhada por multidão francesa

18 – Francesa tem cabelo raspado como punição

19 – Coco Chanel e seu amante alemão Hans Gunther von Dincklage. Segundo documentos de Guerra, a prestigiada estilista trabalhou como espiã da Abwehr, a agência de inteligência de Hitler

Fonte: Idea FixaRare / Ofigenno Fotos: Reprodução / Idea Fixa / Paris em Preparis / Rare / Ofigenno 

Jornal Ciência