Por que os militares ao redor do mundo têm o costume de raspar o cabelo?

de Merelyn Cerqueira 0

Trata-se de um costume relativamente moderno. Embora os legionários romanos raspassem as cabeças de forma obrigatória, essa não era uma regra unânime entre os exércitos ao longo da História. De acordo com informações publicadas pelo portal espanhol da revista Muy Interesante, o costume não ficou evidente até a Primeira Guerra Mundial.

Por exemplo, os germânicos – inimigos de Roma – que usavam cabelos compridos e barbas longas, eram vistos como verdadeiros símbolos de masculinidade.

No século XVII, muitos dos soldados europeus, especialmente os mais importantes, usavam os cabelos para se distinguirem de seus servidores, que eram forçados a terem os cabelos cortados. Desde então, já era muito comum prender os cabelos em um rabo de cavalo e combiná-los com cachos nas laterais. 

Os bigodes e barbas – como os usados por combatentes da guerra civil estadunidense entre 1861 e 1865 – acabaram se revelando com tendências no campo militar. No entanto, foram sendo completamente esquecidos durante a Primeira Guerra Mundial, já que eram tratados como incômodos para o uso de máscaras de gás.

Assim, durante a Primeira Guerra, o corte militar acabou sendo definitivamente instituído não apenas por garantias de higiene, mas também por razões de segurança, uma vez que o cabelo pode acabar se enroscando em armas e prejudicando a vida de um soldado.

[ Fonte: Muy Interesante ]

[ Foto: Reprodução / Muy Interesante ]

Jornal Ciência