Diamante enorme de 404 quilates é encontrado em Angola

de Otto Valverde 0

Um diamante de generosas proporções foi descoberto em uma estação de minério de Angola. A joia deslumbrante foi encontrada por uma empresa australiana de minério.

Miles Kennedy, presidente do “Projeto Diamante Lulo”, informou que o diamante branco de três polegadas de comprimento (cerca de 7,5 cm) e 404 quilates, é de excelente qualidade.

maior-diamante-da-Angola-com-404-quilates_01

Ele disse: “Não estamos habituados a taxar preços para diamantes de 400 quilates, mas se olharmos para outros diamantes menos pesados, estimamos uma importância que beira £10 milhões de libras esterlinas” (cerca de R$ 42 milhões de reais).

Miles disse que a descoberta foi “uma maravilhosa recompensa por oito anos de trabalho duro”, na província da Lunda Norte (nordeste do país), em Angola. Ele disse à ABC News: “Quando se olha para os 3.000 km quadrados de terra intocada, a 700 km de distância do litoral, estamos falando de uma área muito remota. É o maior diamante já registrado no país, Angola. E é o maior já minerado por um australiano”.

A empresa diz que é o 27º maior diamante já encontrado, e bate o recorde angolano de 217 quilates do compatriota Star, descoberto em 2007.

maior-diamante-da-Angola-com-404-quilates

Mas falta muito para poder ser comparado com o diamante de 1.111 quilates no valor de cerca de £25 milhões de libras (cerca de R$105 milhões de reais), descoberto em Botsuana no ano passado, o segundo maior já encontrado. Mais ou menos o tamanho de uma laranja pequena, a joia é a maior descoberta desde 1905, quando encontraram o diamante Cullinan, de 3.106 quilates, na África do Sul.

[ Daily Mail ] [ Foto: Divulgação ]

Jornal Ciência