Criaturas subaquáticas incríveis podem ser dizimadas pela mineração em alto-mar

de Julia Moretto 0

Segundo estudos, o fundo do mar na zona Clarion-Clipperton, que cobre 4.500 milhas do Oceano Pacífico, possui minérios valiosos e é também o lar de espécies de animais desconhecidas pelo homem. Com a abundância de minerais da região, pesquisadores temem que a exploração dificulte o estudo das novas criaturas.  

De acordo com os pesquisadores da Universidade do Havaí, em Manoa, mais da metade das espécies encontradas no local eram novas para a Ciência. “Nós descobrimos que esta área abriga uma das mais diversas comunidades da megafauna“, conta a principal autora do estudo, Dr.ª Diva Amon. Na área, foi encontrada grande quantidade de nódulos de manganês, cobre, níquel e outros metais de grande valor. 

Controlando remotamente um veículo para identificar os recursos, os pesquisadores descobriram cinco locais com abundância de metais e diversidade do ecossistema. Notaram ainda que as áreas com mais nódulos de manganês pareciam ter mais animais. 

Segundo estudos, a megafauna mostrou ser dependente dos nódulos, o que sugere que removê-los para a mineração possa afetar negativamente a sua diversidade.

criaturas-em-alto-mar_01

Dr.ª Amon ressaltou que, “a maior surpresa deste estudo foi a descoberta da alta diversidade e do grande número de novas espécies“. Apesar destes estudos, publicados na Scientific Reports, pesquisas para realizar a mineração já estão sendo feitas. Os pesquisadores ainda vão divulgar mais documentos sobre a biologia do fundo do mar da Clarion-Clipperton, procurando mostrar os impactos que a mineração pode produzir.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência