De acordo com estudo, homens são mais atraídos por mulheres com pés pequenos

de Merelyn Cerqueira 0

Observe a imagem abaixo. Qual das duas mulheres você acha mais atraente?

Se escolheu a imagem da esquerda, saiba que você compartilha o gosto da maioria dos homens heterossexuais, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Albany, nos EUA.

pes-pequenos_01

Na verdade, ambos os rostos foram feitos no computador a partir de fragmentos faciais de oito mulheres com pés anormalmente pequenos e outros invulgarmente grandes. Segundo os pesquisadores, as mulheres com os pés pequenos têm rostos mais delicados.

Para realizar o estudo, o psicólogo evolucionista Jeremy Atkinson e sua colega Michelle Rowe, mediram as mãos, os pés, o comprimento da coxa e a largura do quadril de 60 jovens universitárias. Eles, então, selecionaram 16 mulheres: as 8 com as maiores medidas e as 8 com as menores medidas. Com esses rostos, montaram as fotos que seriam usadas na próxima etapa do experimento.

As imagens foram mostradas para 77 estudantes heterossexuais do sexo masculino. De acordo com informações da New Scientist, os homens eram 3,5 vezes mais propensos a escolherem a mulher da esquerda, e tinham quase 10 vezes mais chances de dizer que tais rostos eram mais femininos.

Os cientistas disseram acreditar que o motivo para os homens acharem essas características atraentes é que elas servem como marcadores de uma infância saudável. Segundo eles, a biologia entende que estresse e má nutrição durante o desenvolvimento fetal até a puberdade podem afetar os níveis dos hormônios sexuais e causar puberdade precoce.

Nesse caso, tal fator permitiria que essas mulheres fossem relativamente baixas, porém mais fortes. Enquanto isso, as de infância mais positiva continuariam a crescer por mais tempo, alcançando corpo e rosto mais delgados, próximos ao estereótipo feminino que a maioria dos homens acha atraente.

Mas a recíproca é um pouco mais complicada, segundo os pesquisadores. Com faces montadas por fragmentos de 67 rostos masculinos, os cientistas pediram que 82 mulheres heterossexuais avaliassem características como atratividade e masculinidade. As preferências não ficaram tão claras, embora elas tenham achado mais atraentes homens de torso longo ou pulsos finos.

De acordo com a New Scientist, o estudo também indicou que homens com pulsos finos são mais propensos a relacionamentos de longo prazo, enquanto que os de pulsos grossos são mais abertos ao sexo sem amor.

[ New Scientist ] [ Fotos: Reprodução / New Scientist / Pixabay ]

Jornal Ciência