Conheça a única pessoa comprovadamente atingida por um meteorito

de Julia Moretto 0

Jornais sensacionalistas estampam em suas folhas as histórias mais bizarras. Porém, houve apenas uma pessoa que, com certeza,foi atingida por um meteorito.

Tudo começou em 30 de novembro de 1954, quando a americana Ann Hodges estava tirando uma soneca no sofá de casa em Oak Grove, perto de Sylacauga, Alabama, EUA.

De repente, um meteorito do tamanho de uma laranja perfurou o telhado e a atingiu no quadril. A notícia sobre o meteorito que atingiu Ann coincidiu com o relato sobre uma luz vermelha brilhante vista no mesmo dia no céu.

Em meio à Guerra Fria, muitas pessoas acreditavam que a luz poderia ser de um míssil ou de um avião.

Segundo o astrônomo da Florida State College, Michael Reynolds, “você tem uma chance maior de ser atingido por um tornado, um relâmpago e um furacão, tudo ao mesmo tempo”. Porém, as histórias do meteorito, chamado de meteorito Sylacauga, não param por aí, como o jornal Decatur Daily comentou em 2006.

O agricultor Júlio Kempis McKinney encontrou um pedaço de meteorito em sua colheita e vendeu a um advogado, que o comprou em nome do Instituto Smithsoniano, em Washington. Ann não teve tanta sorte, já que perdeu o direito de propriedade da rocha. 

A casa de Ann passou a ser observada por diversas pessoas. Já a pedra, que passou um período com a Força Aérea dos Estados Unidos, foi doada ao Museu de História Natural, em 1956, onde está até hoje, junto com 2.000 outros meteoritos. 

Durante a história, apareceram outros relatos de pessoas atingidas por meteoritos, porém sem provas suficientes. No início deste ano, foi dito que um homem indiano foi morto pela queda de uma rocha espacial.

Além disso, a rocha teria deixado um buraco no chão. A NASA investigou o caso e concluiu que o relato não fazia sentido devido ao tamanho da cratera. 

Outra lenda muito conhecida é a do meteorito Nakhla, de 1911, que, segundo boatos, vaporizou um cão.

Fonte: IFL Science Fotos: Reprodução / IFL Science

Jornal Ciência