Cientistas fazem orelha crescer nas costas de rato e querem usar o procedimento em humanos daqui 5 anos

de Bruno Rizzato 0

Dentro de cinco anos, cientistas japoneses pretendem fazer orelhas humanas, após revelarem o procedimento feito com um rato, que teve uma orelha crescida em suas costas.

A tecnologia utilizada pela Universidade de Tóquio e Kyoto poderia ser usada para ajudar crianças nascidas com anomalias faciais, assim como jovens atacados por cães. Adultos, incluindo soldados feridos em batalha e pessoas que sofreram acidentes, também poderiam se beneficiar.

orelha-nas-costas-do-rato_01

Atualmente, orelhas para substituição são esculpidas com a cartilagem retirada das costelas do paciente. No entanto, várias operações são necessárias, além da remoção da cartilagem ser muito dolorosa e o peito nunca cicatrizar totalmente.

Em contraste, a nova técnica exigiria apenas uma pequena amostra de células como material de partida. Além disso, a orelha seria algo “vivo”, podendo crescer ao longo do tempo, junto com a criança que receber o tratamento.

Os cientistas começaram a utilizar células-tronco humanas em células de cartilagem. A cartilagem cultivada em laboratório foi, então, organizada em conjuntos de pequenos círculos colocados em recipientes de plástico com forma de orelha humana, inseridos nas costas de um rato. Depois de dois meses, o material se desenvolveu, revelando uma orelha de aproximadamente 5 centímetros nas costas do animal.

A técnica é uma das várias que estão sendo aperfeiçoadas ao redor do mundo, com o objetivo de fazer substituições sob medida para partes do corpo danificadas por acidentes, doenças ou por malformações no nascimento.

Médicos em Londres, na Inglaterra, conseguiram fazer um nariz crescer a partir do zero, usando o braço do paciente para alimentá-lo. Eles também construíram uma traqueia artificial e dizem que, eventualmente, será possível “crescer” um rosto inteiro em laboratório.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência