TOP 8 coisas que fazemos diariamente e estão prejudicando a nossa saúde

de Julia Moretto 0

Todos os dias repetimos atos cotidianos que não apresentam riscos nossa saúde. Desde acordar e trocar de roupas até mesmo escutar música, tudo parece inofensivo.

Mas, e se você descobrisse que pequenas atitudes podem oferecer risco? Confira 8 delas!

1 – Usar o mesmo calçado

8-coisas-que-faremos-diariamente

Se você usa o mesmo sapato sempre, é melhor encontrar uma nova opção. Você está desgastando o solado do sapato de maneira rápida, além de ajudar na proliferação de fungos.

2 – Utilizar o celular antes de dormir

8-coisas-que-faremos-diariamente_2

Estamos vivendo o auge na tecnologia e é praticamente impossível não mexer no celular. Mas de acordo com pesquisas, o uso do celular de noite – seja para ler notícias, ver sua conta no banco ou conferir as redes sociais – prejudica o seu sono, causando sérias dificuldades no dia seguinte.

3 – Escutar música pesada antes de dormir

8-coisas-que-faremos-diariamente_8

Por mais inofensiva que essa prática pareça, saiba que apenas dois tipos musicais devem ser evitados antes de dormir: heavy metal e as canções que nos causem tristeza.

O cérebro é capaz de estimular sonhos relacionados com o que escutamos antes de dormir. Caso você não consiga ficar sem ouvir uma música à noite, opte por alguma mais relaxante.

4 – Dormir com a luz acesa

8-coisas-que-faremos-diariamente_4

Essa prática é bastante usada por pessoas que dizem ter medo de escuro. Mas de acordo com cientistas sul-coreanos, quando deixamos a luz acesa antes de dormir, acordamos muito mais vezes, resultando na sensação de cansaço no dia seguinte.

5 – Tomar banho quente

8-coisas-que-faremos-diariamente_5

Por mais relaxante que o banho seja, os especialistas alertam que o banho só tem a função de nos higienizar e, por isso, deve durar cerca de sete minutos.

Já a água muito quente, pode nos ocasionar diversos problemas como desidratação, vermelhidão, surgimento de protuberâncias ou espinhas, além de maior vulnerabilidade a agentes externos.

6 – Comer carne vermelha em excesso

8-coisas-que-faremos-diariamente_9

A carne vermelha – a da vaca, do boi ou do porco – é um alimento rico em proteínas, vitamina B e fósforo.

Apesar de seus benefícios, o seu consumo deve ser moderado, já que o alto nível de colesterol pode ocasionar no entupimento das artérias, trazendo consequências como o infarto. O ideal é ingerir o alimento de duas a três vezes por semana.

7 – Bebidas energéticas

8-coisas-que-faremos-diariamente_6

As bebidas energéticas foram criadas para serem usadas em momentos anteriores à prática de alguma atividade física. Caso você utilize a bebida e não pratique nenhum exercício, poderá sofrer com problemas renais ou enfartar.

8 – Rabo de cavalo

8-coisas-que-faremos-diariamente_7

Pessoas que têm o cabelo comprido têm a possibilidade de fazer diversos penteados. O mais famoso é o rabo de cavalo. Porém, poucas pessoas sabem que esse penteado pode resultar em calvície no futuro. Todos os anos, diversos adultos e crianças desenvolvem esse tipo de problema devido à tração do couro cabeludo.

Fonte: BrightSide Fotos: Reprodução / BrightSide

Jornal Ciência