Pingente idêntico ao de Anne Frank é descoberto em antigo campo de extermínio nazista

de Merelyn Cerqueira 0

Segundo informações da BBC News, pesquisadores descobriram um pingente praticamente idêntico ao usado por Anne Frank, adolescente de origem judia que morreu durante a 2ª Guerra e ficou famosa por seu diário, enquanto faziam escavações no campo de extermínio nazista de Sobibor, na Polônia.

 

Porém, de acordo com especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem, em Israel, o pingente pertenceu a Karoline Cohn, que possivelmente conhecia Anne Frank. Cohn, assim como Frank, nasceu em Frankfurt em 1929. Suas informações foram rastreadas pela equipe israelense por meio da data gravada no pingente. Há provas de que apenas dois pingentes como esse tenham existido, segundo historiadores.

pingente-igual-ao-da-Anne-Frank_2
Escavações ocorreram no campo de exterimínio de Sobibor, na Polônia, que nazistas tentaram descaracterizar plantando árvores

Com uma base triangular, em uma das faces ele traz a inscrição hebraica “Mazal Tov” (boa sorte), junto à data de nascimento de Cohn, 3 de julho de 1929, e o nome de sua cidade natal, Frankfurt. No outro lado, há outra gravação em hebraico, “Hay”, que frequentemente é usada para representar o nome de Deus, bem como três estrelas de David, um conhecido símbolo do judaísmo.

 

Os especialistas do Memorial israelense estão trabalhando em parceria com a Autoridade de Antiguidades de Israel nas escavações de Sobibor. O pingente foi encontrado no que deveria ser o lugar onde as vítimas eram despidas e tinham os cabelos raspados antes de serem entregues às câmaras de gás.

pingente-igual-ao-da-Anne-Frank_3
Especialistas acreditam que pingente pertencia a Karoline Cohn, que teria conhecido Anne Frank

Agora, por meio de parentes vivos, os pesquisadores estão tentando descobrir qual a relação entre as duas garotas e se elas de fato teriam se conhecido. Karoline teria morado na Alemanha até 1942, quando foi deportada no dia 11 de novembro para o gueto de Minsk, em Belarus. No ano seguinte, quando o gueto foi fechado, ela foi enviada junto a outras 2.000 pessoas ao campo de Sobibor, onde morreu. Seu pingente permaneceu enterrado no campo de extermínio nazista por mais de 70 anos.

pingente-igual-ao-da-Anne-Frank_4
Em uma das faces do pingente, está gravada a letra hebraica “Hay”, frequentemente usada para representar o nome de Deus, cercada de três estrelas de David, o símbolo associado ao judaísmo.

Registros históricos contam que Anne Frank possuiu um pingente praticamente idêntico, com apenas a data de nascimento como diferença. Esse pingente demonstra mais uma vez a importância da pesquisa arqueológica em antigos campos de extermínio nazistas”, disse o arqueólogo e responsável pela escavação Yoram Haimi.

 

Mundialmente famosa pelos relatos que escreveu em um diário publicado postumamente, Anne Frank foi uma adolescente de origem judia, que nasceu em 1928, em Frankfurt, na Alemanha, e morreu no campo de Bergen-Belsen, no norte da Alemanha, em 1945, durante o Holocausto, no final da Segunda Guerra Mundial. Em seu livro, nomeado como “O Diário de Anne Frank”, ela revelou os horrores da guerra e tudo pelo que teve que passar com a família enquanto viveu em um esconderijo, nomeado como Anexo Secreto, em Amsterdã.

[ BBC ] [ Foto: Reprodução / BBC ]

Jornal Ciência