Separar os espaços na praia é uma autêntica tradição na Polônia

de Gustavo Teixera 0

Se você está planejando umas férias nas margens do Mar Báltico, no norte da Polônia, é melhor comprar ou construir um separador de espaço se você quiser curtir uma praia.

O acessório bizarro é aparentemente uma obrigação em praias polonesas, pelo menos se você quiser ficar com a multidão. 

Em uma coleção de estranhas fotos de praia desta região, todos tinham uma parede de pano ao redor.

Essas coisas estão em toda parte, e, ao contrário do que “Polish Beach Introverts” sugeriu, o motivo não está diretamente relacionado à privacidade.

separadores-praia_1

Pesquisando sobre o tema é possível encontrar cópias da mesma coleção de fotos do fenômeno que foi publicada originalmente, sem nenhuma outra informação, mas eventualmente é possível um site russo sobre assuntos da Polônia cobrir o assunto.

separadores-praia_2

Segundo o site russo Polomedia, os separadores de praia fazem parte da cultura polonesa há muito tempo, mas recentemente têm chamado muita atenção na internet, depois que turistas estrangeiros de férias no Mar Báltico começaram a postar fotos dos separadores de praia nas redes sociais.

separadores-praia_3

Formados por panos coloridos esticados entre hastes metálicas, os separadores de praia variam em tamanho de acordo com o tamanho do grupo que se destinam a acomodar na areia.

separadores-praia_4

Os separadores de praia não foram projetados para proteger seus usuários de olhares indiscretos. Não é nenhum segredo que os ventos fortes são muito comuns nas margens do Mar Báltico, então eles foram originalmente destinados a permitir que as pessoas pudessem desfrutar de banhos de sol sem seus pertences saírem voando ou acabarem com o rosto cheio de areia.

separadores-praia_5

A Polomedia explica que a teoria dos separadores de praia usados ​​por poloneses para se isolarem originou-se de posts de sites de mídia social como Facebook e VKontakts por pessoas que tentam explicar algo que não entendem.

No entanto, há também um lado controverso. Nos últimos anos, as pessoas começaram a abusar desses acessórios para ocupar muito mais espaço na praia do que precisam. Não é raro ver uma ou duas toalhas de praia no meio de um tremendo vazio de areia cercado por um desses separadores.

Sunny village. Last year’s hot summer on the otherwise cool Baltic coast allowed thousands of Poles to enjoy sun without going abroad. The sunny village wakes up to its one-day life with the first sunbeam. Everything is there: a sandy boulevard, narrow alleys and squares, a tower with a view. There are spacious residences and modest, one-blanket cubicles. In the middle – real catwalk and a place for vivid social life. The village changes steadily during its short life. It grows as the sun wonders through the sky and dies at sunset, gathering the last locals around fires, to arise in the morning like the phoenix from ashes… 2007-08-06

Durante o verão, separadores de praia são colocados tão perto uns dos outros, que uma pessoa mal pode passar entre eles, muito menos encontrar um lugar para arrumar seus separadores. Isso cria um problema para os turistas estrangeiros não familiarizados com esses acessórios, que só querem um lugar na areia.

A Polomedia relata que separadores de praia são uma parte importante da cultura polonesa, e muitas vezes aparecem em camisetas, ímãs e outras lembranças vendidas em resorts.

No entanto, não há como negar que, como as praias se tornam mais lotadas durante a alta temporada, eles criam todos os tipos de conflitos devido à falta de espaço. Por exemplo, algumas pessoas deixam a praia por horas, mas deixam seus separadores no lugar, para garantir que seu espaço não seja ocupado.

A Polomedia afirma que a enorme popularidade dos separadores de espaços na praia é exclusiva da Polônia e, caso visite um número considerável de estâncias balneares em toda a Europa, é possível confirmar que não existe nada igual.  

Fonte: Oditty Central Fotos: Reprodução / Oditty Central

Jornal Ciência