Praias nos EUA estão sendo invadidas por minúsculas criaturas carnívoras

de Merelyn Cerqueira 0

O Departamento de Saúde do estado da Flórida (EUA) recentemente alertou os banhistas das praias locais sobre uma invasão de minúsculas criaturas carnívoras conhecidas como “piolhos do mar”.

As praias mais afetadas foram as de Pensacola, embora seja provável que a infestação possa atingir muitas outras ao longo de 800 km da área costeira sul do estado, segundo informações da IFLScience.

O piolho do mar, no caso da Flórida, é na verdade uma forma larval da medusa dedal (Linuche unqui culata).

Invisível a olho nu, as larvas são capazes de eliminar nematocistos, célula especializada presente nos tentáculos de uma água-viva que contém um ferrão venenoso.

O contato com os nematocistos pode causar erupções cutâneas dolorosas. Além disso, não é incomum que a pessoa chegue a sofrer mais de 100 picadas em uma única ocasião.

Geralmente, a lesão vem acompanhada de coceira e desconforto, que são resolvidos em uma semana.

No entanto, outras podem desenvolver sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, dor de cabeça, dificuldade para dormir e espasmos musculares.

O Departamento de Saúde alertou os banhistas da Flórida e turistas que não usem muitas roupas ao entrar no mar, uma vez que os piolhos podem ficar facilmente presos nas tramas do tecido.

Eles recomendam que as pessoas usem roupas de banho simples, como biquínis e sungas, e que, quando estiverem fora da água, tomem um banho com água fresca.

Essa não é a primeira vez que piolhos-do-mar atingem a Flórida. Já foram registrados surtos há cerca de 100 anos. No entanto, aparentemente, a presença da minúscula criatura parece ter se intensificado nos últimos quatro anos.

Fonte: IFL Science Fotos: Reprodução / IFL Science

Jornal Ciência