Você é um idiota? Pesquisadores revelam modelo matemático baseado no egoísmo para responder esta dúvida

de Bruno Rizzato 0

Se você já se perguntou “O que vou ganhar com isso?” antes de ajudar um estranho, significa que você, provavelmente, é um idiota, segundo um novo estudo.

Pesquisadores criaram um modelo matemático para entender porque alguns indivíduos apresentam comportamento gentil com estranhos e porque outros apenas pensam em si mesmos.

O estudo descobriu que aqueles que pensam na recompensa antes de agir, geralmente, são egoístas. Os seres humanos, muitas vezes, cooperam com estranhos, apesar do custo envolvido, escreveram Adam Bear e David Rand, da Universidade de Yale, nos EUA. O estudo da dupla foi publicado no Proceedings da Academia Nacional de Ciências (PNAS).

A equipe projetou o modelo a partir de jogos de evolução, com cooperação, economia comportamental intuitiva e deliberação. A teoria usa equações matemáticas para analisar a tomada de decisão na qual a recompensa depende da ação dos outros.

Os participantes jogaram com dilemas comportamentais que levavam a essa situação, sendo que alguns forneciam recompensas e outros não. A escolha de ser prestativo ou egoísta foi feita usando o instinto, independentemente se eles seriam recompensados ​​durante o jogo.

Segundo eles, um modelo teórico pode encontrar respostas evolutivas para o comportamento altruísta. Mais recentemente, um estudo totalmente separado do trabalho experimental começou a investigar bases cognitivas próximas da cooperação, usando uma estrutura de questionamento a duas situações: o autocontrole deliberativo é necessário para ditar impulsos egoístas, ou a deliberação autointeressada possui um desejo intuitivo na cooperação alheia?, relataram.

voce-e-um-idiota

Os algoritmos indicaram que aqueles que usam o instinto, geralmente, vêm de um ambiente favorável e amigável, podendo ajudar os outros independentemente da recompensa. Por outro lado, os indivíduos que usaram uma estratégia para decifrar se haveria recompensa, não cooperavam.

Os pesquisadores concluíram que aqueles que são cercados por boas ações espontâneas, aprendem isso naturalmente. As pessoas que são normalmente cercadas por incentivos, aprendem a ser naturalmente egoístas.

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência