VÍDEO: encontraram um ovo bizarro no meio do mato – e o que saiu dele não era um bicho ou uma planta!

de Merelyn Cerqueira 0

fungo-dedo-do-diabo

Um vídeo publicado em 2014 no YouTube, pelo canal jwentomologist, mostra o momento em que uma espécie de ovo, de aparência gelatinosa, começa se abrir revelando algo bizarro que não se parece com planta ou bicho.

 

Embora a princípio o achado possa revelar algo de origem alienígena, na verdade trata-se de um fungo conhecido como “Dedo do Diabo” (Devil’s Fingers). Com informações do Diário de Biologia. Asqueroso e de aparência assustadora, o fungo, cientificamente denominado como Clathrus archeri, nasce de uma forma redonda gelatinosa. Quando o faz, sai do local liberando oito ramificações avermelhadas, que se contorcem bizarramente antes de explodirem formando um curioso organismo eucariota. 

fungo-dedo-do-diabo-2 

Os tentáculos liberados por ele são cobertos por um tecido malcheiroso, que tem o objetivo único de atrair insetos. Quando estes aparecer, para se alimentarem de uma substância viscosa que existe ali, são revestidos pelos esporos do fungo. Então, quando voam novamente, espalham esses esporos contribuindo para o ciclo de um novo organismo.

 

Mais curioso do que isso é que o dedo do diabo é comestível, embora digam que o sabor não é exatamente agradável.

Confira o vídeo:

[ Diário de Biologia ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]