Garota tem córnea rasgada após lente de contato de Halloween grudar em seu olho

de Bruno Rizzato 0

Uma estudante que se vestiu como um leopardo para o Halloween acabou tendo uma dor insuportável após rasgar sua córnea ao tentar remover um par de lentes de contato que imitava olhos de gato.

Tia Goode, de Merthyr, no País de Gales, foi hospitalizada e precisou usar um tapa-olho após as lentes de contato que custaram o equivalente a 40 reais ficarem totalmente secas e grudarem no globo ocular.

A jovem de 18 anos colocou as lentes em uma noite de diversão com os amigos, mas começou a entrar em pânico ao perceber que não poderia tirá-las. Goode, que estuda psicologia na Universidade de South Wales, acordou sua companheira de quarto para ajudá-la a tirar as lentes. Depois de terem sido removidas, ela estava com tanta dor, que foi incapaz de abrir os olhos, precisando ir ao hospital.

cornea-rasgada-por-lente-de-contato_01

Agora, ela quer alertar outras pessoas sobre os perigos de usar lentes de contato baratas sem prescrição. Em declarações ao jornal estudantil ‘The Tab’, Goode disse que seus olhos lacrimejavam muito, deixando-a em desespero. “Eu tentei ir dormir, mas não consegui porque a dor era terrível. Então eu desisti e fui até o hospital”, disse ela. Depois de uma espera de quatro horas, os médicos disseram que as lentes haviam rasgado sua córnea.

Um dano na córnea pode levar a visão turva, cegueira, dor no olho após luzes brilhantes e espasmos dos músculos ao redor dos olhos. Abrasões da córnea são muito dolorosas porque existem muitos nervos na região. Goode disse que a dor era tão insuportável que o médico que a examinou teve que colocar anestésicos em seu olho para que ela pudesse abri-lo. “Ele teve que dar uma boa olhada e cutucou meu olho com um cotonete, porque pensou que um pouco da lente ainda estava presa lá dentro. Mas, na verdade, era porque minha córnea tinha rasgado. A lente ficou tão seca que tinha se unido ao meu globo ocular”, relatou ela.

cornea-rasgada-por-lente-de-contato_02

Felizmente, após exames realizados e outros cuidados médicos, ela recebeu a notícia de que não haverá qualquer dano duradouro em seu olho, recebendo antibióticos como parte do tratamento, além de ter que manter seu olho coberto até a recuperação completa.

Isso serve de alerta para sempre procurar um oftalmologista antes de usar lentes de contato, mesmo quando elas são para comemorações ou caracterização festiva. Vale salientar que o uso incorreto de lentes de contato sem orientação e cuidados adequados pode ser um grande risco aos olhos e, em último caso, ocasionar cegueira.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência