Comercial mostra como as lentes de contato de antigamente eram produzidas e colocadas

de Merelyn Cerqueira 0

Se você usa lentes de contato concordará que, pelo menos até se acostumar com o hábito, colocá-las e tirá-las pode ser uma verdadeira tortura.

O conceito por trás das lentes corretivas na superfície do olho foi proposto pela primeira vez por Leonardo Da Vinci em 1.508, em um artigo onde sugeria “envolver os olhos em um recipiente cheio de água” para solucionar problemas visuais. Em 1.823, foi a vez do astrônomo inglês John Herschel teorizar sobre uma “cápsula esférica preenchida de gelatina animal” que deveria ser colocada sobre os olhos.

Porém, o primeiro protótipo só surgiu quando dois oftalmologistas alemães, Adolf Eugen Fick e August Müller, desenvolveram e testaram seus modelos em 1.880, dando origem a um produto que sequer poderia ser utilizado por mais de meia hora nos olhos.

Se você concorda que a adaptação a ter algo grudado na superfície de seus olhos é difícil, saiba que seus problemas não chegam nem perto dos enfrentados pelos usuários em 1.948. Em um comercial informativo produzido à época disponibilizado pelo canal British Pathé no YouTube, um especialista é visto produzindo uma lente de contato e aplicando-a nos olhos de uma paciente. Isso, no entanto, não era feito apenas com os dedos, mas sim com o auxílio de uma pequena ferramenta. Confira:

 

[ Eótica / Ravishly ] [ Foto: Reprodução / YouTube ]

Jornal Ciência