Professor que dormiu com suas lentes de contato quando estava bêbado desenvolveu úlcera nos olhos

de Redação Jornal Ciência 0

O professor Niall Dumigan, da Irlanda do Norte, sabia que dormir usando suas lentes de contato não era aconselhável.

 

Mas, depois de uma noite embriagado, esqueceu de tirar suas lentes antes de dormir. Pela manhã, as lentes estavam secas e presas aos seus globos oculares.

professor-que-desenvolveu-cancer-nos-olhos_6

Ele decidiu procurar um oftalmologista, que precisou raspar as lentes para fora de seus olhos, uma experiência angustiante que Niall jurou nunca mais repetir. Mas parece que ele não aprendeu a lição.

 

Em junho do ano passado, mais uma vez, o professor não conseguiu tirar suas lentes. Como resultado desenvolveu uma úlcera em seus globos oculares tão dolorosa que era como se eles estivessem queimando. O homem temia que pudesse ficar permanentemente cego.

professor-que-desenvolveu-cancer-nos-olhos_4

Ele realizou uma cirurgia ocular a laser para precisar usar lentes novamente. O professor disse, em um programa de TV do Reino Unido, que a dor de ter uma úlcera em seus olhos é a pior que já experimentou.

 

A dor era indescritível, como se os meus olhos estivessem em chamas. Eu estava ciente dos perigos associados a dormir de lentes, mas não sabia que era tão ruim. É fácil esquecer de tirá-las, especialmente quando você bebe. Eu nunca mais quero passar por isso de novo”, relatou.

professor-que-desenvolveu-cancer-nos-olhos_3David Allamby, um oftalmologista e cirurgião da London’s Focus Clinic, na Inglaterra, que realizou a cirurgia de Dumigan, disse que o homem teve sorte de não ter tido sua visão danificada por sua atitude descuidada. “Niall tem duas cicatrizes em seus olhos de úlceras anteriores, e é muita sorte que essas infecções não estavam no centro da córnea, onde elas teriam danificado a sua visão”, explicou Allamby.

 

“Deixar de cumprir práticas recomendadas em relação às lentes de contato é extremamente perigoso, mas é uma ocorrência comum. Se você está propenso a, acidentalmente, dormir com suas lentes, uma cirurgia a laser pode ser a resposta para você, eliminando a necessidade de usá-las. O risco de contrair uma infecção bacteriana que ameaça a visão a longo prazo pelo uso de lentes de contato é muito maior do que com a cirurgia”, advertiu o especialista.

[ Fonte: Daily Mail / The Mirror ]

[ Fotos: Reprodução / The Mirror ]

Jornal Ciência