Catnip: conheça a famosa erva-do-gato e os efeitos que ela causa no animal

de Merelyn Cerqueira 0

Conhecida cientificamente como Nepeta cataria, a erva-do-gato, erva-gateira, erva-gato ou catnip, faz parte da família das hortelãs. 

Os efeitos que ela produz nos gatos são causados por uma substância chamada neptalactone, que age diretamente no cérebro dos animais causando alteração no comportamento. A reação dura apenas alguns minutos e pode ser benéfica para a saúde dos gatos, já que trás relaxamento.

Contudo, de acordo com um artigo publicado pela PetMag, apesar de muitas pessoas acharem que a erva pode prejudicar o animal ou até mesmo deixá-lo viciado (como se fosse uma espécie de droga), a planta é recomendada pela maioria dos veterinários e criadores, e não causa nenhum mal.

erva-do-gato_01

Isso porque, ela é capaz de aliviar o estresse, deixar os gatos brincalhões e ainda os ensinam a utilizar seus brinquedos – quando os donos colocam a planta dentro deles. Além disso, não causa nenhum efeito colateral. O odor da planta é percebido através do órgão de Jacobson, localizado no cérebro do felino, e é capaz de estimular seu instinto predador.

Antes de ser oferecida ao animal, a erva passa por um processo de desidratação que visa preservar o seu odor. Assim, ela pode ser aplicada em diversas situações, como nos brinquedos, arranhadores ou até mesmo dentro das almofadas onde descansam.

Originária da Europa e Ásia, o cultivo da erva pode ser feito em casa, sendo recomendado o uso de adubos químicos para preservar a intensidade do sabor/odor. 

Estima-se que cerca de 80% dos gatos reajam a planta, principalmente machos – mas alguns são completamente imunes ao efeito. Geralmente, a erva não tem efeito em gatos castrados.

Fonte: Diário de Biologia / PETMag

Jornal Ciência