Onça-parda com deformidade intrigante é encontrada nos EUA e choca internautas

de Bruno Rizzato 0

Uma onça-parda (Puma concolor), com uma rara anomalia física foi encontrada nos EUA, deixando os oficiais da Guarda-Florestal do Sudeste de Idaho perplexos.

Um caçador (que preferiu não se identificar) encontrou o animal de apenas um ano perto de Weston. O exemplar tinha um conjunto separado de dentes que cresceram para fora – ao lado de sua testa. A comunidade de Weston está localizada próxima à fronteira entre Idaho e Utah.

Depois que o oficial de conservação que inspecionou o animal enviou as fotos para a instituição Idaho Fish and Game’s Southeast Regional Office, em Pocatello, os biólogos ficaram chocados com o que encontraram. (O registro) Deixou todos coçando a cabeça. A situação e a foto são bizarras”, disse o biólogo Zach Lockyer.

Lockyer disse que dentes estavam crescendo para fora do tecido duro localizado no lado esquerdo da testa do animal, uma anormalidade que os biólogos do local jamais avistaram. 

O que poderia causar este tipo de deformidade?

Alguns biólogos e veterinários têm teorias.  Uma das teorias é que os dentes podem ser restos de um gêmeo xipófago. Ele teria morrido no útero e sido absorvido pelo irmão que sobreviveu. Animais siameses na natureza são ocorrências raras, mas podem acontecer.

Os biólogos e veterinários disseram que também poderia ser um teratoma: um tumor raro que pode conter cabelos, dentes e ossos. Em raras circunstâncias, um teratoma também pode brotar em partes do corpo mais complexas, como olhos, dedos e braços. Assim como gêmeos siameses, teratomas são raros em humanos e animais, mas têm sido documentados em caninos e cavalos com maior frequência.

Uma terceira teoria, que Lockyer acredita ser improvável, é que a onça-parda sofreu uma lesão em seu maxilar, causando crescimento incomum dos dentes. No entanto, as imagens não mostram qualquer evidência de uma lesão na boca e parece que o animal possui um conjunto normal de mandíbulas.

Segundo os biólogos, o caçador que capturou o animal planejava levar a carcaça a um taxidermista. Mas os biólogos pretendem encontrar o caçador para que possam realizar uma análise aprofundada. Sem raios-X e uma análise detalhada da cabeça para confirmar ou refutar suas teorias, a causa da deformidade pode permanecer desconhecida. “Nós podemos nunca saber porque esses dentes estão lá”, lamentou Lockyer.

[ Idaho State Journal ] [ Foto: Reprodução / Idaho State Journal ]

Jornal Ciência