Afinal, o que existe dentro do famoso chocalho da cascavel?

de Otto Valverde 0

Se você já se perguntou o que existe dentro do chocalho de uma cascavel para fazer aquele som tão característico, chegou a hora de descobrir!

Um canal no YouTube teve a mesma curiosidade e foi buscar a resposta. Comandado por Daniel Markham, elaborado para ser parte de um projeto de ciência do seu filho Lincoln, o canal tem como objetivo descobrir o que existe no “meio” das coisas, sempre serrando ou cortando tudo o que vê pela frente (nem tudo, é claro!).

O vídeo mostra Markham comprando um chocalho – também chamado de guizo – de cascavel pelo Ebay de um vendedor do Texas, nos EUA. Ele, morador do Arizona, esperou a encomenda chegar para fazer o corte, juntamente com seu filho.

Ao cortar, esperava-se que a parte interna possuísse algum tipo de pele calcificada ou algo parecido, que gerasse o som toda vez que a cobra chacoalhasse a extremidade.

Eles ficaram decepcionados quando não encontraram nada! Bem, é isso mesmo.

Como a cascavel consegue balançar a cauda até 50 vezes por segundo, o som é gerado através de duas camadas de queratina, totalmente ocas e bastante duras, na extremidade da cauda.

Elas batem uma contra a outra, gerando aquela característica melodia que coloca medo em qualquer um!

Existem mais de 20 espécies de cascavéis na América do Sul e do Norte. Uma das curiosidades incríveis sobre elas é que, a cada vez que trocam de pele, um novo “gomo” é adicionado na cauda.

Fonte(s): Daily Mail Foto(s): Divulgação

Jornal Ciência