Absurdo: há apenas 60 anos, pessoas negras eram exibidas em zoológicos humanos na Europa

de Merelyn Cerqueira 0

É fato que o racismo ainda é uma ferida aberta em todo o mundo e difícil de ser curada.

A discriminação racial, por menor que seja, ainda existe. Dessa forma, há apenas 60 anos, em pleno regime do Apartheid – período de segregação racial vigente entre 1948 e 1994 na África do Sul – a Europa e América do Norte disseminavam uma prática conhecida como “exposição etnológica”. Nela, as “vilas de negros” ou “zoológicos humanos” exibiam pessoas, especialmente vindas da África, em confinamentos semelhantes a jaulas de animais.

zoologico-de-pessoas_01

Assim, elas eram visitadas continuamente por famílias brancas, especialmente crianças. Algumas delas, no entanto, nunca haviam feito contato com negros antes e chegavam a levar pães e doces para alimentá-los e, assim, chamar sua atenção. 

Neste cenário, recentemente, a foto de uma menina negra sendo alimentada e observada por um grupo de pessoas, foi vista circulando nas redes sociais.

Logo, segundo o jornal Extra, ela é verdadeira e foi feita em Bruxelas, na Bélgica, em 1958. O registro fotográfico mostra a criança separada por uma cerca e “desfilando” diante de pessoas brancas.

zoologico-de-pessoas_02

Segundo informações publicadas pelo site Museu de Imagens, a exposição em que ela foi registrada, de acordo com os expositores, mostrava uma jaula identificada como uma “autêntica família de um vilarejo no Congo”.

Fonte: Diário de Biologia Foto: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência