Vídeo: em disputa pelo acasalamento, duas cobras australianas mortais se entrelaçam, formando “único” corpo

de Merelyn Cerqueira 0

Se uma única cobra já é suficiente para assustar qualquer um, imagine quando elas se juntam para formar um único corpo gigante com duas cabeças mortais. Isso de fato ocorreu em Dandaragan, uma região da Austrália Ocidental. Em um vídeo publicado no YouTube, duas serpentes-marrons-ocidentais (Pseudonaja nuchalis) são vistas entrelaçando seus corpos em uma tentativa de, aparentemente, formar uma “super-cobra”.

No entanto, embora o abraço íntimo possa parecer uma espécie de dança romântica, a verdade é que o vídeo mostra dois machos lutando – e provavelmente há uma fêmea próxima assistindo. Essa é uma ocorrência comum no fim de primavera e início de verão, quando as cobras começam o período de reprodução, de acordo com informações da Science Alert.

Ouvimos relatos e até recebemos fotos e vídeos de vários tipos de cobras se entrelaçando”, disse Nick Clemann, do Departamento Vitoriano de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Austrália, em uma entrevista fornecida ao Herald Sun em 2012. “Quase todo mundo pensa estar vendo um acasalamento, mas o que realmente está acontecendo é uma luta entre dois machos”.

A batalha em questão, apesar dos riscos envolvidos – como o corte momentâneo do fornecimento de ar enquanto se espremem – não é uma luta que deve durar até a morte, mas sim uma demonstração para provar quem é o mais forte e com melhores recursos. O vencedor, obviamente, irá acasalar com a fêmea, enquanto o perdedor deverá sair de cena.

De acordo com o ecologista Jonathan Webb, da Universidade de Tecnologia de Sydney, normalmente, os machos tentam empurrar a cabeça um do outro para baixo, e lutam até que a dominação seja estabelecida, o que pode levar algum tempo, caso as cobras possuam forças semelhantes.

Contudo, a Pseudonaja nuchalis não é a única espécie a realizar esse tipo de luta. Na verdade, isso é bem comum entre todas as serpentes, especialmente as australianas, e em casos mais raros já foi observada até entre espécies diferentes.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência