Vídeo: cinegrafista da BBC quase é engolido por baleia enquanto gravava documentário no mar da Noruega

de Merelyn Cerqueira 0

Enquanto gravava imagens para um episódio do programa Blue Planet II, da BBC, o cinegrafista norte-americano Patrick Dykstra, de 38 anos, quase foi engolido por uma baleia jubarte no Mar da Noruega.

O incidente, que foi registrado em vídeo, mostra o momento em que a baleia de 12 toneladas se lança em sua direção, de acordo com informações do Daily Mail.

Dykstra estava filmando o momento em que as baleias batiam suas caudas para atordoar cardumes, para cenas que apareceriam no primeiro episódio do Blue Planet II, apresentado por David Attenborough. Enquanto as imagens de fato entraram no programa, seu encontro quase mortal não foi incluído.

camera-quase-e-engolido_1

“A baleia desviou para evitar bater em mim”, contou ele à ABC News. “É fascinante que uma coisa tão grande e tão rápida tenha conseguido me evitar. Elas são criaturas incrivelmente inteligentes e que sabem exatamente onde estão”, disse. “Foi o maior momento da minha vida. Foi emocionante estar perto de algo tão grande”.

Baleias jubartes podem crescer até 16 metros de comprimento e atingir uma velocidade máxima de 24 quilômetros por hora. Os que estes animais perdem em visão, ganham em audição, que é extremamente refinada, tornando as colisões improváveis.

Dykstra também faz parte de uma equipe da empresa de turismo, chamada Picture Adventure, que leva pequenos grupos de convidados para expedições subaquáticas nos mares da Noruega, Sri Lanka e México, dando oportunidade a estes de um contato mais próximo com as baleias.

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência