Cientistas ficam perplexos ao descobrirem nova espécie de baleia no Japão

de Julia Moretto 0

 De acordo com algumas análises, uma nova espécie de baleia foi encontrada por pescadores japoneses no norte do Pacífico.

O animal, que ainda não possui nome específico, é chamado de “baleia bicuda” pelos cientistas. De acordo com os testes, as novas baleias são pretas, possuem cabeça bulbosa e bico igual ao de boto e não podem ser consideradas espécies anãs das baleias-bicudas-de-baird, comuns na região.

nova-especie-de-baleia-encontrada-no-Japao

De acordo uma pesquisa realizada por Phillip Morin, no Oceanographic and Atmospheric Administration National, foi realizada uma série de testes combinando as amostras genéticas das baleias.

A equipe publicou um artigo na revista Marine Mammal Science, dizendo ter analisado 178 baleias-de-bico de todo o Pacífico e que encontraram outras cinco, todas localizadas no Alasca, que combinavam com os exemplares encontrados no Japão. “É evidente que esta espécie é muito rara e nos lembra o quanto temos a aprender sobre o Oceano e até mesmo alguns de seus maiores habitantes“, relatou o pesquisador em um comunicado.

De acordo com Morin, a nova espécie é difícil de ser observada, e os japoneses ainda estão descrevendo o animal, procurando, inclusive, um nome. Os pesquisadores lamentam o fato de ainda terem mais perguntas do que respostas sobre o animal.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência