Guepardo permite aproximação de cinegrafista por dois anos enquanto este filma sua luta pela sobrevivência

de Merelyn Cerqueira 0

O cinegrafista Kim Wolhuter conseguiu seguir um guepardo, também conhecido como chita, e sua família por cerca de dois. Logo, foi capaz de capturar os momentos mais íntimos dos animais, incluindo o crescimento dos filhotes e a luta pela sobrevivência destes na natureza, de acordo com informações do jornal Daily Mail.

 

Em um documentário para a BBC, “Natural World Cheetahs: Growing up Fast”, ele mostrou tudo o que acompanhou na reserva de caça de Malilangwe, no Zimbábue.

guepardo_02

Em uma das ocasiões, ele chegou a vivenciar o desgosto da mãe quando ela perdeu três dos filhotes – dois mortos por leões e um terceiro que morreu de uma doença misteriosa – e precisou cuidar de um quarto, terrivelmente ferido por uma mordida de babuíno. Em relação a este último, ele enfrentou um verdadeiro dilema quando decidiu iria ajudá-lo.

guepardo_05

A recompensa, no entanto, foi admirável. Um ano depois, quando voltou ao local para reencontrar a chita, foi recebido com uma lambida no rosto. Para mim é especial, e é por isso que faço o que faço”, contou.

guepardo_04

A decisão de intervir no caso do filhote machucado foi difícil, segundo ele. “Tempos uma espécie de política para isso”, explicou. “Se é uma lesão causada pelo homem podemos tentar salvar o animal, mas se o caso é outro não podemos interferir, a menos que seja uma espécie ameaçada de extinção”. Neste caso, chamamos um veterinário, curamos o filhote e o levamos de volta para a mãe”, revelou.

guepardo_06

guepardo_07

A escolha feita por ele o aproximou ainda mais da fêmea, que foi deixada com apenas dois dos cinco filhotes iniciais. No entanto, ela se mostrou determinada a fazê-los atingir a idade adulta e a transformá-los em exímios caçadores, para que possam sobreviver sem a sua ajuda.

guepardo_03

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência