TOP 8 animais com mutações genéticas que vão te deixar chocado

de Gustavo Teixera 0

A genética é determinante no processo das diversas formas de vida. Ela é responsável pelas características transmitidas de geração para geração.

Uma das coisas mais intrigantes da genética é, sem dúvidas, a mutação. Embora já tenha sido estudada profundamente, ainda existem descobertas que são incompreensíveis. No mundo animal, a mutação genética também se faz presente e intriga ainda mais os especialistas, pois são extremamente raras. Confira algumas dessas mutações genéticas raras no mundo animal:

1 – Cobra de duas cabeças

Em um caso muito raro, uma cobra nasceu com duas cabeças. E ela não para de surpreender: possui os órgãos reprodutores masculino e feminino.

top-oito-animais-com-anomalias-geneticas_01

Por incrível que pareça, as cabeças dessa cobra não se dão muito bem e tentam se atacar todo o tempo. Esse animal foi comprado por um aquário em St. Louis, Estado Unidos, que pagou 15 mil dólares por ela na época. Tempos depois, os donos do animal o colocaram em um leilão, para ser vendido pela quantia de 150 mil dólares. Como não houve nenhum lance ou comprador, a cobra de duas cabeças foi encaminhada para um centro de biotecnologia.

2 – Rottweiler com vitiligo

Vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele devido à diminuição ou ausência de melanócitos – células responsáveis pela formação da melanina, o pigmento que dá cor à pele. Por incrível que pareça, essa condição também afeta cachorros, e a raça Rottweiler tem maior predisposição genética para a doença.

top-oito-animais-com-anomalias-geneticas_02

A coloração surpreendente desse cão é devido ao fato que de o próprio sistema imunológico do cachorro ataca a melanina que existe em seu organismo. Você já tinha visto algum cachorro com essa condição?

3 – Cascavel sem escamas

A rara cobra cascavel sem escamas foi relatada pela primeira vez em 1900, ou seja, é relativamente recente.

top-oito-animais-com-anomalias-geneticas_03

Esse tipo raro de condição pode ocorrer quando a cobra troca sua pele várias vezes por um período de tempo longo. Mesmo considerada uma mutação rara, a ausência de escamas pode ocorrer mais facilmente em cobras que vivem em cativeiro.

4 – Gato com cores divididas

A foto acima até parece ser manipulada digitalmente, mas acredite: ela é real. A causa da condição extremamente rara, parece ser que os genes se dividiram exatamente na metade quando se tratava da coloração dos pelos. Vênus, a gata, possui Instagram e Facebook com milhares de seguidores.

top-oito-animais-com-anomalias-geneticas_04

Cientistas tentam replicar esta estranha condição com embriões em seus laboratórios, para encontrar um exemplo tão perfeito quanto este que ocorreu naturalmente. Vênus expressa padrões determinados de uma maneira única. De qualquer maneira, é um felino verdadeiramente notável e especial.

5 – Tigre Branco

Para entender o quão raro é um tigre nascer nessa condição, 1 a cada 10.000 tigres apresentam a característica.

top-oito-animais-com-anomalias-geneticas_05

O tigre, chamado de Kenny, nasceu com a coloração branca devido à uma mutação genética rara. Ele nasceu decorrente de esforços científicos artificiais, mas isso lhe rendeu consequências graves – como não conseguir fechar a boca e um câncer. Kenny morreu em 2008 em decorrência desse câncer.

6 – Gato de duas cabeças

Os gatinhos Frank e Louie nasceram com 3 olhos, duas bocas e dois narizes, decorrentes da rara condição.

top-oito-animais-com-anomalias-geneticas_06

Eles nasceram assim devido à um a condição chamada de Diprosopia, que é uma anomalia congênita que faz as estruturas faciais apresentarem duplicidade.

7 – Porco de duas cabeças

O porquinho Rudy também nasceu com a rara Diprosopia, que o fez desenvolver duas cabeças.

top-oito-animais-com-anomalias-geneticas_07

Rudy tinha dois focinhos e três olhos, mas o olho do meio era completamente cego, o que fazia com que o porquinho mal conseguisse se locomover. Mesmo com toda atenção dada pelos seus donos, o porquinho infelizmente faleceu.

8 – Búfalo Jacaré

Encontrado em uma aldeia remota na Tailândia, essa criatura é uma mistura de bezerro, búfalo e jacaré. Com escamas por todo o seu corpo, o animal morreu logo após o nascimento, devido à rara condição genética o impossibilitar de viver.

top-oito-animais-com-anomalias-geneticas_08

A desconcertante combinação de características de répteis e mamíferos impressionou quem se deparou com a foto, que surgiu no final de 2015.

[ Projeto Medicina / The Richest ] [ Fotos: Reprodução / Projeto Medicina ] 

Jornal Ciência