TOP 7 fenômenos inacreditáveis que ocorrem no mundo animal

de Julia Moretto 0

A natureza é muito mais surpreendente do que imaginamos. Confira 7 maravilhas do mundo animal que vão te deixar espantado!

7 – Simbiose

fenomenos-inacreditaveis_mundo-animal_1

Certas espécies trabalham juntas de maneiras estranhas e improváveis. Na água, os tubarões caçam os peixes, o camarão limpa as enguias e os caranguejos usam anêmonas como luvas de boxe. No ar, algumas aves descem para retirar sucata dos dentes de crocodilos, enquanto outras ficam nas costas dos grandes mamíferos como búfalos e elefantes. No chão, zebras se alimentam perto dos avestruzes, e um avisa o outro de perigo. 

6 – Camuflagem

fenomenos-inacreditaveis_mundo-animal_2

Os animais se adaptam aos seus ambientes, tanto que começam a se parecer com eles – uma vantagem evolutiva útil diante de predadores. Há polvos que se misturam perfeitamente ao fundo do oceano arenoso, insetos que se parecem com folhas, além de peixes que se assemelham a plantas oceânicas. Há também um polvo que pode imitar quase vinte outras espécies para assustar os predadores.

5 – Mudança de cor

fenomenos-inacreditaveis_mundo-animal_3

Alguns animais precisam de semanas para mudar de um estado para outro, enquanto outros podem mudar de cor e até mesmo textura em questão de horas ou minutos. Em alguns casos, eles se misturam com seu ambiente, enquanto em outros não.

4 – Canibalismo

fenomenos-inacreditaveis_mundo-animal_4

Os cientistas ainda não sabem ao certo o que leva alguns animais a comerem seus companheiros. Algumas fêmeas realizam esse comportamento após o acasalamento, mas a maioria tenta comer os machos antes mesmo da cópula. Os escorpiões machos se salvam picando suas parceiras ou esperando que elas tenham se alimentado para se aproximar. Alguns trazem aranhas para oferecer, como forma de segurança.

3 – Arquitetura

fenomenos-inacreditaveis_mundo-animal_5

Os seres humanos trabalham juntos o tempo todo para construir estruturas incríveis que nunca seriam possíveis de montar por conta própria – mas arquitetura animal é, sem dúvida, ainda mais impressionante. Há uma teia de aranha construída por uma variedade de espécies trabalhando em conjunto que abrange grande parte de um parque público. Também existe uma colônia de formigas que se estende por milhares de quilômetros, além de ninhos de aves construídos por bandos inteiros vivendo juntos.

2 – Explosão

fenomenos-inacreditaveis_mundo-animal_6

Alguns animais explodem! Em alguns casos, eles infelizmente têm ajuda – como a baleia detonada em uma praia ou os cães suicidas usados na Segunda Guerra Mundial. Em outros casos, porém, isso acontece como um mecanismo de defesa ou é subproduto de um fenômeno natural desconhecido. Um dos casos mais conhecidos de um animal explodindo envolveu uma baleia que estava com acúmulo de gases no momento em que era transportada por caminhões por uma rua movimentada – você não quer ver estas fotos. 

1 – Chuva animal

fenomenos-inacreditaveis_mundo-animal_7

Peixes, sapos e aves são as formas mais comuns de chuva animal. As teorias variam em seus detalhes, mas geralmente supõem que certos tipos de ventos fortes levantem os animais, como peixes e rãs de lagoas, ou os varram pelo céu, no caso das aves.

[ Webcoist ] [ Fotos: Reprodução / Webcoist ]

Jornal Ciência