TOP 5 borboletas que são mestres da camuflagem

de Julia Moretto 0

A camuflagem é uma forma de proteção usada por muitos animais do planeta.

Mas diferente do que muitas pessoas acreditam, ela não se limita apenas aos camaleões e algumas espécies marinhas, as borboletas e mariposas também possuem essa capacidade incrível! Confira:

Borboleta-folha indiana

borboletas-que-sao-mestres-da-camuflagem-1

Exemplar dos diversos gêneros Kallima, a borboleta-folha indiana consegue se camuflar nas florestas tropicais úmidas da Índia. Suas asas abertas apresentam as cores azul e amarela. Quando ela se sente ameaçada, fecha as asas, ficando parecida com uma folha de planta.

Coenophlebia archidona

borboletas-que-sao-mestres-da-camuflagem-2

Presente em países como Brasil, Colômbia, Bolívia, Equador e Peru, essa borboleta tropical possui manchas prateadas em suas asas, fazendo-a parecer uma folha morta.

Gonepteryx rhamni

borboletas-que-sao-mestres-da-camuflagem-3

Quando se camufla, a Gonepteryx rhamni também se parece uma folha, só que mais verde. Ela possui uma vida longa – de 13 meses – em relação a outras espécies. Ela é encontrada na Europa e no Norte da África.

Mariposa atlas

borboletas-que-sao-mestres-da-camuflagem-4

A mariposa atlas mede de 8 a 10 centímetros de diâmetro, sendo um prato e tanto para os predadores. Para se proteger, ela conta com os desenhos da sua asa que se parecem com a cabeça e o corpo de uma cobra.

Mariposa vespa

borboletas-que-sao-mestres-da-camuflagem-5

Encontrado na Inglaterra, Alemanha e Áustria, este inseto é uma mariposa vespa que se parece com uma abelha grande. Ela não pica, porém, seu voo em ziguezague e seu visual podem confundir os inimigos.

Fonte: MNN Fotos: Reprodução / MNN

Jornal Ciência