Apresentador da CNN causa polêmica ao comer cérebro humano em seita hindu

de Julia Moretto 0

O apresentador da CNN, Reza Aslan, foi severamente criticado depois de comer parte de um cérebro humano enquanto filmava com uma seita de canibais hindus na Índia.

O episódio, parte de uma série chamada “Believer” com Reza Aslan, foi exibido no domingo e provocou crítica de muitos espectadores e uma reação furiosa dos hindus na América. 

“Estou muito perturbado que a CNN esteja usando seu poder e influência para aumentar o mal-entendido e o medo do hinduísmo”, twittou a única hindu no Congresso, Tulsi Gabbard. A democrata, do Havaí, acrescentou: “Aslan aparentemente procurou encontrar formas sensacionalistas e absurdas de retratar o hinduísmo”.

apresentador-come-cerebro-humano_02

“Aslan e CNN não lançaram apenas uma áspera luz sobre uma seita de ascetas errantes para criar cenas chocantes – como se estivessem em um zoológico –, mas também repetiram falsos estereótipos sobre casta, carma e reencarnação que os hindus têm combatido incansavelmente”. 

Aslan, um estudioso da religião nascido no Irã, estava com um grupo da seita Aghori quando foi convidado a comer tecido cerebral cozido durante um ritual.

O apresentador de 44 anos se encontrou com os Aghori na sagrada cidade hindu de Varanasi em Uttar Pradesh, onde passaram cinzas dos corpos humanos cremados em seu rosto.

apresentador-come-cerebro-humano_03

Ele bebeu uma bebida alcoólica de um crânio humano, antes de comer o cérebro humano. Em um ponto, ele caiu com o guru Aghori que gritou: “Vou cortar sua cabeça se você continuar falando tanto”. O guru começou a comer suas próprias fezes e então as atirou em Aslan, que logo disse: “Eu sinto que isso pode ter sido um erro”. Criticaram a CNN por destacar as crenças de um pequeno culto –com menos de 100 membros – que tem pouco a ver com o hinduísmo tradicional.

apresentador-come-cerebro-humano_04

Os Aghori são devotos do deus hindu Shiva e acreditam que nada pode “manchar” o corpo humano. Mas suas crenças e práticas são rejeitadas pelos hindus ortodoxos.  

O Hindustan Times informou que o Comitê de Ação Política da Índia dos EUA disse em uma declaração: “Com vários relatos de ataques motivados pelo ódio contra pessoas de origem indiana de todo os EUA, o programa caracteriza o hinduísmo como canibalístico, o que é uma maneira diferente de olhar a terceira maior religião do mundo”. 

O industrial Shalabh Kumar disse à Press Trust of India: “Este é um ataque repugnante ao hinduísmo”. E ainda twittou: “CNN, Clinton News Network não tem respeito pelos hindus. Todos os hindus em todo o mundo devem boicotar a CNN”. Ele também afirmou que a Coligação Republicana Hindu estava “planejando tomar grandes ações”.Kumartambém escreveu: “Eu condeno a CNN por exibir ‘Believer’ como ficção. Ataque nojento aos hindus por apoiar @POTUS @stephenkbannon @newtgingrich”.

 apresentador-come-cerebro-humano_05

Kumar tinha afirmado anteriormente que 65% dos hindus na América tinha votado em Trump. “Estamos muito decepcionados. Esta é uma questão de profunda preocupação para a comunidade indiana, evidenciada pelo grande número de chamadas/e-mails que recebemos”, disse Sanjay Puri, presidente do Comitê de Ação Política da Índia dos Estados Unidos. 

“Em um ambiente carregado, um show como esse pode criar uma percepção errada sobre os indianos, o que poderia torná-los mais vulneráveis ​​a novos ataques”, completou. Mas não há nenhum sinal de pedido de desculpas de Aslan. Ele retweetou um artigo do Conselho Americano sobre Ciência e Saúde, cuja manchete era: “Por que Aslanda CNN não deve comer cérebros humanos?”, e comentou: “Você trabalha toda a sua vida para uma manchete como esta”.

Em sua página no Facebook, Aslan escreveu sobre o episódio: “Como repetidamente afirmo em câmera, eles não são representantes do hinduísmo, mas sim uma seita extrema que rejeita a distinção hindu fundamental entre pureza e sujeira”.

 

 

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência