Quantas pessoas um único mosquito da dengue pode matar?

de Gustavo Teixera 0

O mosquito da dengue ou Aedes aegypti, como é conhecido cientificamente, pode transmitir dengue, chikungunya evírus zikae sabe-se que somente a fêmea do mosquito espalha essas doenças.

 

O mosquito possui 3 milímetros de comprimento, 5 milímetros de largura e se alimenta basicamente de sangue humano. Ela pica e suga o sangue até que seu abdômen fique cheio, e se o mosquito não ficar saciado, procura outra pessoa para continuar o trabalho.

DSCN8259

Após ter sugado a quantidade necessária de sangue, a fêmea coloca os ovos depois de dois ou três dias. Ela consegue colocar inúmeros ovos durante sua vida, pois armazena os espermatozoides do macho em suas espermatecas, que são reservatórios existentes dentro do seu aparelho reprodutor.

 

Durante seu tempo de vida, que é de 45 dias de duração, um único mosquito da dengue pode contaminar diversas pessoas. De acordo com o blog do Ministério da Saúde, uma única fêmea pode contaminar até 300 pessoas em seus 45 dias de vida.

 

A transmissão do vírus ocorre quando o mosquito pica o humano para sugar o sangue e sua saliva contaminada entra em contato com o organismo. Esse é mais um motivo para combater e eliminar os focos onde o mosquito se reproduz.

[ Diário de Biologia ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência