Por que os médicos utilizam roupas verdes ou azuis nas salas de cirurgia?

de Merelyn Cerqueira 0

Geralmente, profissionais da saúde são vistos andando pelos ambientes de hospitais trajando roupas brancas.

Este hábito surgiu lá trás, no final do século 19, quando foi comprovado que muitas doenças eram provenientes da falta de assepsia dos hospitais. No entanto, nas salas de cirurgia, os cirurgiões, anestesistas e auxiliares são sempre vistos utilizando roupas verdes ou azuis, mas por que será que isso acontece?

medicos-operando_01

Basicamente, se você considerar o círculo cromático, verá que azul e verde são cores complementares ao vermelho, ou seja, oferecem grande contraste em relação à cor do sangue, por isso são adequadas para melhorar a visão dos médicos durante os procedimentos de cirurgia.

Agora, para exemplificar melhor isso, considere a imagem do coração abaixo. Se você olhar para ela fixamente por 10 segundos e em seguida olhar para uma superfície branca verá, de fato, a sombra de um coração azul-esverdeado. Logo, entende-se que, se as roupas e paredes das salas de cirurgia fossem brancas a visão dos médicos seria prejudicada.

coracaoA ilusão de ótica criaria várias sombras semelhantes e isso distrairia os profissionais. Isso, no entanto, é desfeito pela cor das roupas verdes e azuis, já que, ao se fundirem com elas, se tornam neutras. Ainda, é como se a cor atualizasse o cérebro dos médicos para o vermelho e isso resultaria em um conforto visual e aumento de concentração.

De acordo com especialistas, nosso cérebro interpreta uma cor em relação a outra. Por exemplo, ao olhar por muito tempo para as variações de vermelho e rosa, os sinais destas cores no cérebro ficam desbotados. Esse fenômeno afetaria a sensibilidade do cirurgião em relação ao vermelho. No entanto, ao olhar para cores frias, como o verde e azul, essa sensibilidade melhora.

[ Fonte: Diário de Biologia ]

[ Foto: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência