Por que é quase impossível resistir a um chocolate?

de Merelyn Cerqueira 0

Em uma nova série de TV da BBC, chamada “The Secrets Of Your Food” (“Os Segredos de sua Comida”, em tradução livre), o nutricionista Dr. Michael Mosley resolveu investigar alguns de nossos alimentos favoritos e o que os torna tão viciantes, como o chocolate. Logo, como parte do show, ele resolveu visitar alguns dos principais laboratórios do Reino Unido para desconstruir o apelativo alimento e descobrir o que realmente acontece quando o comemos.

 

Por que é tão difícil dizer não?

Os grãos de cacau são compostos por 50% de gordura, enquanto que uma porção de creme (geralmente utilizado para fazer recheios de bolos, por exemplo) tem 60%. Então, por os achamos viciantes e deliciosos? Em partes, a maneira cremosa de como o chocolate e o creme derretem em nossa língua produz sensações agradáveis. Ao sentir tudo isso, receptores de textura consideram essas propriedades, efetivamente, como um gosto que provoca sentimentos maravilhosos nos centros de prazer de nosso cérebro. Ainda mais crucial que o prazer, é o açúcar encontrado neles. Na natureza, a gordura e o açúcar raramente são encontrados juntos – com exceção do leite materno.

 

Associação ao leite materno e a criação de um padrão

Dito isso, para a série Dr. Mosley provou o leite materno para confirmar sua teoria, afirmando que o achou surpreendentemente doce. Segundo ele, em outras palavras, estamos preparados para gostar desses tipos de alimentos porque eles estão associados à primeira coisa que comemos na vida. Ainda, à medida que envelhecemos nosso gosto por essa mistura de carboidratos e gorduras não muda. A influência desse primeiro alimento estabelece um padrão do que está por vir, os tipos de comida de que gostaremos no futuro – mesmo que não sejam tão saudáveis quanto o leite materno.

 

A “fórmula de ouro” explorada pela indústria

Essa mesma proporção perfeita entre carboidratos e gorduras encontrada no nosso primeiro alimento foi explorada à exaustão pela indústria de alimentos. Logo, ela hoje é usada em uma série de comidas a que não podemos resistir, como biscoitos, bolos, batatas fritas e etc. Os fabricantes, obviamente, usam essa fórmula de “ouro” para chamar nossa atenção e nos deixar viciados em seus produtos. Afinal, a mistura de ambos os nutrientes ativa uma região cerebral chamada amígdala, que é responsável pela nossa resposta emocional aos alimentos.

 

A mistura também visa a atingir o chamado núcleo accumbens, tido como o centro de desejo e recompensa do cérebro, que gera prazer e impulsividade – uma combinação perfeita para gerar motivação e desejo de comermos algo gostoso novamente.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução /  Pixabay ]

Jornal Ciência