O fim do aquecimento global? Estudo mostra como converter gás carbônico em combustível

de Merelyn Cerqueira 0

Pesquisadores provaram ser possível capturar o dióxido de carbono (CO2) da atmosfera e convertê-lo diretamente em metanol, que pode ser usado como combustível alternativo, para armazenar hidrogênio, fabricar células de combustível ou ser utilizado na produção de plásticos.

Para os pesquisadores, que publicaram o estudo no Journal of American Chemical Society, esse resultado pode ser animador, pois teremos mais um motivo para puxar o CO2 de nossa atmosfera, e essa “reciclagem” o transformará em algo útil. Segundo G. K. Surya Prakash, da Universidade do Sul da Califórnia, em uma entrevista para a Phys.org, essa “captura direta de CO2 e sua conversão em metanol, utilizando hidrogênio molecular, nunca havia sido feita antes”.

No entanto, essa criação de metano (CH3OH) a partir do dióxido de carbono (CO2), em si não é nenhuma novidade. O que é inovador sobre essa pesquisa, é que a equipe identificou que um catalisador homogêneo – que provoca uma reação na qual os reagentes e o catalisador formam um sistema de única fase – capaz de acelerar essa reação, fazendo com que ela fique muito mais fácil.

O catalisador homogêneo utilizado é baseado no metal rutênio, o que significa que está na mesma fase do dióxido de carbono e do hidrogênio e é capaz de reagir com ele. Com isso, o CO2 não precisa ser transformado depois de ter sido capturado do ar, ele simplesmente pode ser adicionado diretamente ao gás hidrogênio.

Vale ressaltar que esse catalizador também é reutilizável, o que significa que o processo pode ser repetido diversas vezes. Apesar do processo soar bastante simples, encontrar um catalisador que possua todos os requisitos necessários, além de funcionar em uma temperatura de cerca de 150 °C, “é o que vem desafiando os cientistas há anos”, segundo Prakash.

Embora seja uma ótima notícia para os químicos ao redor do mundo, a pesquisa tem recebido diversas críticas, entre elas, o fato de que essa descoberta dá permissão para a humanidade continuar utilizando os combustíveis fosseis, que não são renováveis e são os maiores responsáveis por potencializar o efeito estufa, causador do aquecimento global.

Porém, os pesquisadores esperam que esse estudo ajude a diminuir o dióxido de carbono já lançado na atmosfera, utilizando esse metanol reciclado como forma de energia e combustível – para que diminuam os custos financeiros e ambientais da produção dessa substância – e, por fim, que ajude a restaurar um pouco o equilíbrio da atmosfera.

Fonte: Science Alert Foto: Reprodução / Ian Britton/Flickr

Jornal Ciência