Aquecimento global: atingimos um nível que pode não ter mais volta?

de Rafael Fernandes 0

O nível do mar pode ultrapassar 3 metros de altura caso as temperaturas globais continuem a subir: oceanos mais quentes vão derreter as calotas polares. Podemos ter atingido um ponto sem volta.

Se a camada de gelo da Antártida Ocidental derreter em resposta ao aumento das temperaturas globais, o nível do mar poderia inundar cidades costeiras ao redor de todo o mundo. Este é o aviso de cientistas escoceses que pesquisaram como a camada de gelo responde ao aquecimento global. Em particular, eles afirmam que a perda de gelo na Antártica Ocidental, causada por um aquecimento do oceano, poderia elevar os níveis do mar em 3 metros.

No primeiro estudo do tipo, pesquisadores foram capazes de avaliar como os níveis de gelo que cobrem a Terra mudaram ao longo de centenas de milhares de anos. Eles fizeram isso estudando picos salientes através do gelo nas montanhas Ellsworth, da Antártida. Avaliaram mudanças em várias alturas na encosta da montanha – que indicam níveis anteriormente alcançados pela camada de gelo – e mapearam a distribuição de pedras na encosta, depositadas pelo derretimento das geleiras.

A tecnologia química mostrou como longas rochas haviam sido expostas à atmosfera, e sua idade. E os resultados indicam que durante os períodos quentes anteriores, uma quantidade substancial do manto de gelo da Antártida Ocidental foi derretida pelo oceano, mas não completamente. Isto quer dizer que o gelo poderia ter sido perdido em áreas abaixo do nível do mar, mas não em zonas montanhosas.

O estudo mostra que partes do manto de gelo da Antártida Ocidental existem pelo menos há 1,4 milhões de anos. Entrementes, se as temperaturas globais permanecerem subindo, fazendo com que os oceanos se tornem ainda mais quentes, uma quantidade significativa de gelo pode ser perdida. Isso poderia elevar o nível do mar em até 3 metros.

O Dr. Andrew Hein, da Universidade de Geociências de Edimburgo, um dos líderes do estudo, disse: “Nossos resultados devem estreitar a margem de incerteza em torno do impacto provável do manto de gelo da Antártida Ocidental no aumento do nível do mar. Continua sendo uma previsão preocupante uma vez que os sinais sugerem que o gelo do oeste da Antártida poderia desaparecer de forma relativamente rápida.”

O professor John Woodward, da Universidade de Northumbria, que liderou em conjunto o estudo, disse: “É possível que a camada de gelo já tenha chegado ao ponto em que não há mais retorno e, nesse caso, a grande questão é o quanto o nível do mar deve subir.”

O Dr. James Hansen, ex-cientista-chefe do clima da NASA – que agora está na Universidade de Columbia em Nova York – juntamente com 16 outros especialistas, alertou recentemente que camadas de gelo estão derretendo 10 vezes mais rápido do que se pensava. Ele explicou que apenas 2 °C provocariam um aquecimento “altamente perigoso”.

No ano passado, pesquisadores revelaram que mais de 400 cidades dos Estados Unidos poderiam sofrer consequências com a elevação do nível do mar, e criaram um mapa interativo para revelar a extensão da crise. O mapa mostra como os níveis do mar pós-2100 poderiam mudar neste século. Isto poderia significar o fim para Miami e Nova Orleans, por exemplo.

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência