“Líquido poroso” criado em laboratório poderia absorver gases da atmosfera

de Bruno Rizzato 0

Segundo uma pesquisa publicada na revista Nature, um tipo de líquido poroso foi desenvolvido por cientistas da Queen’s University Belfast, da Irlanda do Norte, em parceria com um grupo de pesquisadores da Universidade de Liverpool, na Inglaterra. Ele poderia estar incluso em diversos projetos tecnológicos, por conta de sua grande capacidade de absorver gases – como o carbono, principal poluente atmosférico.

Segundo Stuart James, especialista da Escola de Engenharia Química e Química da Queen’s University, quando os materiais – até então sólidos porosos – foram transformados em líquidos, passaram a ter potencial de trazer grandes benefícios tecnológicos. “Eles são usados para a fabricação de uma enorme gama de produtos, desde garrafas de plástico a combustíveis. No entanto, até recentemente, esses materiais porosos eram somente sólidos. O que fizemos foi conceber um líquido especial”, explicou Stuart.

Os buracos são formados por conta da composição das moléculas que deixam espaços para preenchimento. Assim, o líquido poroso poderia dissolver grandes quantidades de gás após acumulá-lo em seus poros. Nas experiências, os resultados foram positivos e animaram os pesquisadores, que já pensam em aplicações importantes no futuro.

Com duração de três anos, o projeto de pesquisa pretende elaborar processos químicos mais eficientes para a proteção ambiental. O grande benefício do líquido poroso seria a captura de dióxido de carbono, utilizando grandes fontes coletoras, como por exemplo, uma usina de energia de combustível fóssil. O armazenamento do gás poderia interromper sua emissão na atmosfera terrestre.

Segundo James, o próximo passo é, justamente, descobrir aplicações para tais líquidos, gerando processos químicos inéditos e aperfeiçoados. “No mínimo, conseguimos demonstrar um princípio muito novo, pelo qual, através da criação de buracos em líquidos, aumenta-se drasticamente a quantidade de gás que ele pode dissolver”, finalizou o pesquisador.

[ Phys ] [ Foto: Reprodução / Phys ]

Jornal Ciência