Mulher é a primeira a ter um bebê usando tecido de ovário de quando era criança

de Gustavo Teixera 0

Moaza Al Matrooshi, uma mulher de 24 anos de Dubai tornou-se a primeira pessoa a ter um bebê usando o tecido de um ovário que foi congelado antes de atingir a puberdade.

Ela deu à luz um bebê saudável no Hospital de Portland em Londres nesta semana, e teve seu ovário direito removido e congelado criogenicamente, que estuda tecnologia para produzir temperaturas extremamente baixas, quando tinha apenas nove anos, a fim de evitar que ele fosse danificado pela quimioterapia.

Tendo nascido com uma condição sanguínea potencialmente fatal chamada Talassemia Beta, Al Matrooshi teve de passar pelo tratamento quando era uma menina. No entanto, como a quimioterapia pode danificar os tecidos reprodutivos, os médicos decidiram remover seu ovário direito. O ovário foi então armazenado sob azoto líquido durante os 15 anos seguintes, a uma temperatura de -196° C.

Depois de passar pela quimioterapia, o ovário esquerdo de Al Matrooshi parou de funcionar e entrou na menopausa. No entanto, quando os médicos transplantaram pequenas tiras de tecido de seu ovário direito preservado em ambos os ovários, seus hormônios retornaram ao normal, permitindo-lhe ter períodos menstruais normalmente.

Ela então foi submetida à fertilização in vitro com esperma de seu marido Ahmed, resultando em dois embriões que foram implantados em seu ventre há nove meses, sendo que um deles deu origem a seu filho.

Este é um grande passo em frente. Sabemos que o transplante de tecido ovariano funciona para mulheres mais velhas, mas nunca soubemos se poderíamos usar tecido de uma criança, congelá-lo e fazê-lo funcionar novamente”, disse Sara Matthews, que conduziu o tratamento de FIV, à BBC.

Compreensivelmente feliz por ter se tornado mãe, Al Matrooshi descreveu o evento como “um milagre”, acrescentando que “há muito tempo esperamos por este resultado: um bebê saudável”Sem dúvida este é um grande passo para a humanidade.

[ IFL Science ] [ Foto: Reprodução / IA

Jornal Ciência