Mulher documenta a dura realidade da esquizofrenia usando imagens da própria mãe

de Merelyn Cerqueira 0

Aqueles que não tem esquizofrenia jamais poderão entender completamente como é a luta contra esse tipo de doença mental. No entanto, uma mulher, Emily Robinson, resolveu dar a chance de termos um vislumbre desse mundo.

Em abril deste ano, Emily criou um projeto chamado ‘You Are in This World (Você Está Nesse Mundo, em tradução livre) com a finalidade de documentar os altos e baixos de uma vida com esquizofrenia, a partir de imagens de sua mãe, Cindy, diagnosticada com o transtorno há cerca de 20 anos. Na página, criada na plataforma WordPress, ela compartilha fotos, vídeos e mensagens francas sobre as experiências enfrentadas por sua família – tanto do ponto de vista da mãe e também de quem cuida.

Imagine todo o estresse do seu dia e ainda ter que ouvir algumas vozes negativas dizendo coisas desagradáveis dentro de sua cabeça”, disse Emily ao Huffington Post. “O caos que ocorre dentro da mente seria o suficiente para fazer alguém se sentir abusado dentro de seu próprio corpo”.

Segundo ela, as pessoas costumam não compreender a doença e acabam ficando “assustadas” com quem tem. “O que elas precisam entender é que quando alguém está se comportando desta maneira é porque eles estão muito doentes. São vítimas de suas doenças”, disse.

Em última análise, ela espera poder humanizar o problema para as pessoas que não a conhecem ou não são familiarizados com os sintomas e comportamentos. “O objetivo desse projeto é fazer com que as pessoas vejam que essa é a minha mãe. Há uma pessoa real ali que pertence a outra, que ama e é amada por alguém, da mesma forma que nós fazemos, como seres humanos”, acrescentou.

[ Huffington Post ] [ Fotos: Divulgação ]

Jornal Ciência