“Google humano”: uma equipe que responde suas dúvidas inquietantes por telefone

de Julia Moretto 0

Você já se perguntou como era a vida antes do Google? Como as pessoas tinham as respostas de perguntas como “qual é a expectativa média de vida de um sapo?” ou “há uma lua cheia todas as noites em Acapulco?”. 

Para responder a essas questões, muitas pessoas perguntavam aos bibliotecários. E o mais interessante é que até hoje pessoas visitam a Biblioteca Pública de Nova Iorque para tirar suas dúvidas.

google-humano_01

Chamados de “google humanos”, essa equipe de pessoas tem o objetivo de fornecer respostas para as perguntas mais estranhas. Criado durante a década de 1940, quando a internet ainda não existia, o departamento é composto de nove bibliotecários e assistentes de informação que atendem às necessidades das pessoas que não têm acesso à tecnologia moderna ou simplesmente preferem interagir com outro ser humano.

google-humano_02

O departamento costumava ser muito mais movimentado antes do Google se tornar a solução para todas as questões. Porém, o grupo ainda recebe cerca de 300 perguntas por dia – por telefone, e-mail, chat ou mensagem de texto. Os buscadores humanos verificam os arquivos da biblioteca e a internet para responder as perguntas. “Nós amamos o fato de cada vez mais coisas estarem online“, diz Rosa Li, gerente do serviço. “O computador é uma ótima ferramenta para nós devido a sua rapidez“.

A procura média no Google leve apenas 0,2 segundos, enquanto a versão humana é mais lenta, durando cerca de cinco minutos. Ainda assim, os clientes não costumam se queixar do tempo. A maioria deles não usa internet e outros até tentam iniciar uma conversa. “Um dos comentários mais comuns é: ‘Graças a Deus eu consegui um ser humano“, contou Li. “Mesmo durante a conversa, as pessoas perguntam: ‘Isso é um robô ou uma pessoa?’, temos que rir e dizer: ‘Eu sou uma pessoa real”, completa.

Como todos sabemos, muitas pessoas fazem as perguntas estúpidas ao Google, mas parece que isso sempre ocorreu. A Biblioteca de Nova Iorque mantém um registro das perguntas mais engraçadas e incomuns que fizeram. Confira:

  • Qual é o tempo de vida de um pelo de sobrancelha?
  • A Bíblia tem direitos autorais?
  • Qual a percentagem de pessoas com banheiras nos EUA?
  • O que significa sonhar ser perseguido por um elefante?
  • Qual é a diferença entre porco e carne de porco?
  • Que tipo de vidro devo usar na minha estufa em Cuba?
  • Camundongos podem vomitar?
  • É possível manter um polvo em uma casa particular?
  • Platão, Aristóteles e Sócrates são a mesma pessoa?

A equipe sempre fornece as respostas. “Eu estou contente de poder fazer este trabalho“, contou Bernard van Maarseveen. Então, se você está sempre insatisfeito com o Google, ou apenas precisa de alguém para conversar, saiba que pode optar por meios tradicionais.

[ Oddity Central ] [ Fotos: Reprodução / NYPL ]

Jornal Ciência