Girafa morre de ataque de pânico ao ser transportada em gaiola fechada para zoológico particular

de Merelyn Cerqueira 0

Um macho de girafa, chamado Hsiao Chiu, morreu enquanto era transportado em uma gaiola dentro de um caminhão que o levava do zoológico municipal em Taipei, no Taiwan, para um zoológico particular. O animal, que tinha sete anos de idade, estava aterrorizado e acabou sofrendo um ataque de pânico durante o trajeto – realizado apenas para fazer a girafa acasalar.

Uma autópsia realizada posteriormente revelou que Hsiao Chiu estava sofrendo de pneumonia, agravada pela ansiedade causada pelo transporte, provocando dificuldades respiratórias e danos musculares, segundo informações do jornal inglês Daily Mail.

Ele teria morrido de insuficiências respiratória e cardíaca antes que o caminhão chegasse a seu destino. Em um comunicado, a administração do zoológico, Taipei Zoo, lamentou a perda classificando-a como “um acidente doloroso”, e que a viagem já teria sido adiada uma vez, para que o animal pudesse se familiarizar com o processo.

A morte da girafa, no entanto, chamou atenção de ativistas. Eles disseram que é preciso haver leis mais duras para proteção dos animais em cativeiro. “Esse tipo de negligência que leva a mortes deveria ser evitado, mas continua acontecendo”, disse Chen Yu-min, diretor do Enivronement and Animal Society of Taiwan.

girafa-morre-de-ataque-de-panico_01

O caso também repercutiu na imprensa local, ganhando a capa de alguns jornais criticando a ação do zoológico pelo fato de não terem identificado a doença de Hsiao Chiu. Os administradores assumiram que não tinham realizado exames de sangue na girafa antes da viagem, o que poderia ter evitado sua morte, além de proporcionar melhores condições de ventilação.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência