Estudiosos encontraram a cerveja mais antiga do mundo em um navio naufragado de 220 anos

de Julia Moretto 0

Os cientistas analisaram o conteúdo de uma garrafa e acreditam ter encontrado a cerveja mais antiga do mundo.

A garrafa estava protegida pelo Historic Shipwreck Sydney Cove, fundamentada em 1797, na Preservation Island, na Tasmânia. A equipe analisou a garrafa – que passou cerca de 200 anos no fundo do mar e foi usada para preparar um lote de cerveja no século 18.

cientistas-encontram-cerveja-mais-antiga-do-mundo
Os cientistas analisaram o conteúdo de uma garrafa que se acredita conter a cerveja mais antiga do mundo. A garrafa foi recuperada da protegida Historic Shipwereck Sydney Cove, fundada em 1797 na Preservation Island, na Tasmânia.

Segundo os especialistas o sabor da cerveja era leve e fresco. A levedura da bebida encontrada é geneticamente diferente das centenas de espécies que foram comparadas na Austrália e ao redor do mundo.

“Tradicionalmente essa cerveja foi fabricada em cubas abertas, esta levedura é consistente com as práticas históricas de cerveja, explicou o especialista Sr. Thurrowgood. 

cientistas-encontram-cerveja-mais-antiga-do-mundo_01
A cerveja teria um sabor distintamente leve e fresco, dando aos bebedores um sabor não experimentado desde o século XVIII.

Sydney Cove é um dos mais importantes sítios históricos da Austrália e é famoso pela variedade e quantidade de materiais orgânicos frágeis preservados, incluindo arroz, tabaco, tinta, tecido, couro, vinho e bebidas alcóolicas.

cientistas-encontram-cerveja-mais-antiga-do-mundo_02
Os pesquisadores isolaram a levedura viva na garrafa e usou-a para preparar um lote de cervejas usando receitas históricas.

Escavações arqueológicas subaquáticas saquearam esses bens buscando descobrir sobre a vida australiana do século 18. “Possivelmente, o navio naufragado também já nos forneceu provavelmente a primeira bebida fermentada antes da Revolução Industrial”, disse Sr. Thurrowgood. 

O diretor do Queen Victoria Museum and Art Gallery, Richard Mulvaney, disse que o museu provavelmente continuará estudando as leveduras e bactérias identificadas nos frascos e explorando cada vez mais a cerveja.

“Também vamos estudar o vinho e bebidas alcóolicas para que possamos recriar outras cervejas históricas”, explicou o diretor.

“As garrafas também permitem diferenciar as moléculas do vinho e conhecer seus benefícios para a saúde”, disse Mulvaney. Ele ainda alerta sobre a importância de mexer em relíquias.

“Se o naufrágio Sydney Cove não tivesse sido profissionalmente escavado, esta pesquisa não teria sido possível, por isso, não tente remover artefatos você mesmo”.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência