TOP 5 Benefícios que a cerveja traz para sua saúde

de Merelyn Cerqueira 0

Se você costuma apreciar uma cerveja ao final de um longo dia de trabalho para relaxar, saiba que pesquisadores estão descobrindo cada vez mais que a bebida pode ser muito benéfica para a saúde – obviamente que quando consumida com moderação. Abaixo você confere cinco benefícios físicos e sociais que a cerveja pode trazer, de acordo com informações da Mother Nature Network (mnn).

1 – Alimenta o cérebro

Em um estudo publicado no periódico Journal of Agricultural and Food Chemistry, pesquisadores afirmaram ter descoberto um composto presente no lúpulo chamado xanthohumol que pode ajudar a combater os danos causados por radicais livres no cérebro e também a retardar o aparecimento das doenças de Alzheimer e Parkinson. Segundo eles, o composto pode proteger as células do cérebro de danos, prevenindo ou retardando doenças associadas à degeneração cerebral.

2 – Aumenta as habilidades sociais

Mais uma vez, a moderação é a chave para este benefício. Pesquisadores do Hospital Universitário de Basel, na Suíça, verificaram o que o consumo de cerveja suficiente para elevar o nível de álcool no sangue para 0.4 gramas por litro (a quantidade consumida variava de acordo com o peso), poderia fazer com a emoções das pessoas. Metades dos voluntários beberam cerveja com álcool, enquanto aos outros foram dadas versões sem álcool.

Os que receberam a cerveja convencional mostraram maior probabilidade de reconhecer rostos felizes com maior rapidez, de estar com outras pessoas em uma situação social agradável e ainda apresentaram “surpreendente percepção sexual”. Os indivíduos (30 homens e 30 mulheres) também tiveram que realizar uma serie de tarefas, incluindo um teste de reconhecimento facial, teste de empatia e outro de excitação sexual. A conclusão dos pesquisadores foi de que todas estas foram facilitadas após os voluntários beberem cerca de meio litro de cerveja – especialmente para aqueles que eram mais tímidos.

3 – É capaz de promover reidratação

Especialmente se você passa um tempo se exercitando em uma academia e logo depois se dirige a um bar para consumir uma cerveja. Embora isso possa soar contraditório, já que a bebida pode anular todo o trabalho promovido pelos exercícios, a Ciência tem uma opinião contrária. Um estudo publicado no periódico Journal of the International Society of Sports Nutrition sugeriu que a cerveja pode ajudar a reidratar o corpo após uma série de exercícios. Eles ainda verificaram que a cerveja, em quantidades moderadas, pode hidratar tão eficazmente quanto a água.

4 – Fornece ferro

As cervejas, especialmente a escura, são ricas em ferro. O mineral, por sua vez, ajuda a transportar oxigênio dos pulmões para os músculos e outros órgãos. Sem ele, nos sentimos mais cansados e irritadiços. Em um experimento, pesquisadores da Universidade de Valladolid, na Espanha, analisaram 40 marcas de cervejas e descobriram que a escura possuía mais ferro do que as convencionais e sem álcool.

5 – Auxilia a digestão

Apesar do fato de que beber muita cerveja pode fazer com que as pessoas se sintam inchadas, a bebida é realmente capaz de ajudar na digestão dos alimentos. Pesquisadores da Universidade de Viena descobriram que os ácidos amargos da cerveja desencadeiam a liberação de ácido gástrico no estômago. Este ácido, por sua vez, é importante para o processo de digestão e também inibe o crescimento de bactérias ruins no intestino.

[ MNN ] [ Foto: Reprodução / Flickr

Jornal Ciência