Escritor afirma conhecer ingredientes do frango do McDonald’s e revela os possíveis riscos para a saúde!

de Bruno Rizzato 0

Um novo livro publicado pelo escritor especializado em alimentos, Steve Ettlinger, em parceria com o fotógrafo Dwight Eschliman, resolveu separar individualmente todos os ingredientes presentes em diversos alimentos rotineiros de nossa dieta moderna, para mostrar do que eles realmente são feitos.

Em cada caso, pequenas pilhas de cada um dos ingredientes são colocadas lado a lado, em linhas. Um dos alimentos estudados que mais surpreendeu as pessoas, foi o famoso frango empanado da rede de fast foods, McDonald’s.

Ao estudar as informações nutricionais à disposição do público, Eschliman e Ettlinger descobriram que Chicken McNuggets tem um total de 40 ingredientes. Dentre eles, dextrose, um açúcar também utilizado por fabricantes de calçados de couro para tornar os objetos mais maleáveis – de acordo com afirmação do jornal britânico Daily Mail.

Outro ingrediente utilizado em sua fabricação foi o amido de milho, que é utilizado como espessante em alimentos, também usado em outras indústrias para fazer papel e papelão.

Além destes, vários outros poderiam ter implicações pouco saudáveis ao corpo humano, porém, são usados livremente pela indústria alimentícia. A ‘dextrose’, por exemplo, favorece o ganho de massa muscular, sendo uma forma química da glicose (açúcar). “Ela favorece a médio e longo prazo o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e a obesidade. Deve ser evitada na alimentação, assim como outros tipos de açúcares de absorção rápida, exceto os presentes de forma natural em frutas e lácteos”, revela Luis Miguel Luengo Pérez, nutricionista da Sociedade Espanhola de Endocrinologia e Nutrição (SEEN) e do Hospital Universitário Infanta Cristina (Badajoz). Outros ingredientes, como corantes, especiarias, podem causar alergia em pessoas mais sensíveis.

O pirofosfato ácido de sódio seria uma alternativa ao cloreto de sódio (sal) para regular a acidez dos alimentos e ‘salgar’ o alimento. De acordo com a bióloga Maria Astudillo, o ingrediente, em grandes quantidades, “pode provocar mal-estar digestivo e chegar a modificar o equilíbrio de cálcio e fósforo no organismo”. Porém, o FDA (Food and Drugs Administration), órgão governamental de controle alimentício dos Estados Unidos, afirma que, normalmente, as doses encontradas nos produtos de consumo não representam ameaça alguma para a saúde. O pirofosfato ácido de sódio também está presente em chicletes, refrigerantes, isotônicos e derivados lácteos.

frango-do-Mcdonalds_01

No geral, segundo ele, o empanado de frango contém:

01 Frango desossado

02 Água

03 Amido modificado

04 Sal

Temperos:

05 Levedura autolisada

06 Sal

07 Amido de trigo

08 Sabor natural (fonte botânica)

09 Óleo de cártamo

10 Dextrose

11 Ácido cítrico

12 Fosfato de sódio

13 Outro sabor natural (fonte botânica)

14 Água

Farinha enriquecida com:

15 Farinha de trigo

16 Niacina

17 Ferro reduzido

18 Mononitrato de tiamina

19 Riboflavina

20 Ácido fólico

21 Farinha de milho amarela

22 Farinha de trigo

23 Amido modificado

24 Sal

Fermento:

25 Bicarbonato de sódio

26 Pirofosfato ácido de sódio

27 Fosfato sódico de alumínio

28 Fosfato monocálcio

29 Lactato de cálcio

30 Especiarias

31 Amido de trigo

32 Dextrose

33 Amido de milho

Preparado em Óleo Vegetal:

34 Óleo de canola

35 Óleo de milho

36 Óleo de soja

37 Óleo de soja hidrogenado

38 Terc-butil-hidroquinona

39 Ácido cítrico (para preservar a frescura)

40 Dimetil polissiloxano (para evitar que o óleo espirre ao cozinhar)

[ Daily Mail / El País ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência