Energético com bebida alcoólica produz efeito similar ao da cocaína, diz pesquisa

de Julia Moretto 0

Você é do grupo que gostar de curtir a balada e misturar energético nas bebidas alcoólicas? Se sim, é melhor ficar por dentro do estudo realizado pelos pesquisadores da Universidade Purdue, no Estados Unidos. Eles descobriram que o efeito produzido por essa mistura é o mesmo da cocaína.

A pesquisa foi feita com ratos. Os especialistas separaram os animais em dois grupos e ofereceram para o primeiro a mistura de álcool e energético, enquanto que para o segundo, deram cocaína. 

Depois, avaliaram a atividade cerebral dos roedores e identificaram que os que tinham consumido bebida, apresentavam o mesmo comportamento do que os que tinha entrado em contato com a cocaína.

Fique atento!

Os cientistas também descobriram que a mistura provoca danos permanentes no cérebro, desencadeando a produção de uma proteína chamada FosB. Essa proteína indica quando aconteceu alguma alteração neuroquímica no corpo.   

Segundo os pesquisadores, essa descoberta é de grande importância porque é devido a essa alteração na química cerebral que os dependentes químicos têm tanta dificuldade de abandonar o vício. 

Além disso, os pesquisadores chegaram à conclusão de que os ratos que consumiram bebida alcoólica com energético tinham uma tolerância maior à cocaína. Ou seja, os animais passaram a ser menos sensíveis aos efeitos da droga. 


“As duas substâncias – energético e álcool – quando misturadas provocam mudanças em seu comportamento e alteram a neuroquímica no cérebro”, explicou Dr. Richard van Rijn, membro da equipe.


A pesquisa mostrou que as duas bebidas não apresentam esses efeitos quando são consumidas separadamente. Por isso, se você adora essa mistura, nosso conselho é buscar opções de bebidas menos maléficas para que você se divirta com mais segurança.

Fonte: The Sun Foto: Reprodução / Mega Curioso

Jornal Ciência