Bebê do Paquistão nasce com 2 pênis funcionais e sem ânus; fenômeno extraordinariamente raro

A formação de 2 pênis chama-se difalia, mas o fato de os dois funcionarem normalmente é algo raríssimo na história da medicina. Entenda o motivo deste caso ser considerado extraordinário

de Redação Jornal Ciência 0

Em uma ocorrência médica considerada raríssima, um recém-nascido nasceu com 2 pênis completamente funcionais, mas sem nenhuma formação de ânus. Ao nascer, foi encaminhado imediatamente ao Hospital Infantil do Instituto de Ciências Médicas do Paquistão.

Especialistas que publicaram o caso, incrivelmente incomum de difalia em uma publicação médica, citaram que os pênis do bebê paquistanês têm formato normal e funcional, sem nenhum tipo de anomalia. Um deles, no entanto, é 1 cm maior do que o outro.

Os cirurgiões em Islamabade, capital do Paquistão, disseram que o recém-nascido pode urinar normalmente em ambos os pênis, com formação perfeita de duas uretras. O caso é tão raro que os médicos não sabem explicar como é possível os dois órgãos serem tão “normais”.

Para os registros clínicos mundiais, é algo notável e extraordinário. Os médicos realizaram procedimento que abriu um orifício na parte inferior esquerda do abdômen, para que ele possa eliminar as fezes.

O grupo de cirurgiões afirmou em artigo publicado no International Journal of Surgery Case Reports que a probabilidade de ter difalia, como é chamada clinicamente, é de 1 em 6 milhões.

Até o momento, apenas 100 casos foram registrados de difalia no mundo. O primeiro caso documentado em cadáver ocorreu em 1609, durante verificação de rotina do médico suíço Dr. Johannes Jacob Wecker.

Segundo os médicos do caso, pacientes nascidos com difalia podem, em 1% dos casos, ter deformações que afetam o sistema gastrointestinal, como ânus e reto, mas não está claro se o recém-nascido é a primeira pessoa da história a ter difalia, com os dois pênis funcionais, e sem ânus.

Foi constatado também que a bexiga é plenamente funcional e está perfeitamente conectada com as duas uretras. Os pais não têm nenhum histórico familiar de malformações congênitas.

O recém-nascido, após a cirurgia, ficou somente dois dias em observação e recebeu alta do hospital e fará consultas regulares de acompanhamento.

O que é difalia?

Embora a causa da difalia seja desconhecida e não haja um único fator identificado, acredita-se que ela ocorra acidentalmente à medida que os órgãos genitais se desenvolvem no útero.

Os pacientes podem ter difalia parcial, em que um pênis é menor ou malformado, ou difalia completa, em que ambos os pênis são totalmente desenvolvidos.

O primeiro caso já registrado da anormalidade congênita de nascimento com dois pênis ocorreu no ano de 1600.

Geralmente, a condição é associada a outras anormalidades, como nascer com dois sacos escrotais ou problemas no ânus e reto.

Nos casos registrados, a maioria dos pacientes tem os dois pênis dispostos lado a lado e são do mesmo tamanho. Mas, em alguns homens, o pênis menor fica acima do pênis maior.

Os relatórios médicos citam ainda que homens com difalia, com formação normal de duas uretras, podem urinar e ejacular ao mesmo tempo nos dois pênis.

©Todos os direitos reservados. Proibida a cópia e reprodução sem autorização por escrito da PLUG Network.

Fonte(s): Daily Mail / International Journal of Surgery Case Reports / Mirror / LAD Imagem de Capa: Reprodução / BAY MT Foto(s): Reprodução / BAY MT

Jornal Ciência