Astrônomos descobriram um superaglomerado de galáxias

de Gustavo Teixera 0

Atravessando a névoa espessa de nossa própria galáxia, astrônomos descobriram uma das maiores estruturas conhecidas no Universo. Trata-se do superaglomerado de galáxias chamado Vela, um conjunto maciço de galáxias, onde cada agrupamento contém centenas ou milhares de galáxias.

Eu não podia acreditar que uma estrutura tão grande se estendesse de maneira tão proeminente“, disse Renée Kraan-Korteweg, astrofísico da Universidade de Cape Town, na África do Sul, em um comunicado à imprensa. Kraan-Korteweg e sua equipe nomearam o superaglomerado de Vela, pois é o nome da constelação onde foi achado. A descoberta foi publicada no periódico da Universidade de Oxford, o Monthly Notices Letters of the Royal Astronomical Society.

A Via Láctea é a nossa casa galáctica. Ele abriga mais de 100 bilhões de estrelas, trilhões de planetas e nuvens de gás e poeira. Isto faz com que nossa galáxia seja um parque de diversões brilhante para estudar objetos individuais, como buracos negros, formação de sistemas solares, alienígenas, ou planetas além do Sistema Solar potencialmente habitáveis.

aglomerado-estrelas_04

Isto é especialmente verdadeiro para os objetos por trás do plano galáctico, para o qual olhamos através do disco de 100.000 anos luz da Via Láctea de dentro para fora. Esse disco de estrelas, gás e poeira da Via Láctea é realmente o que vemos quando olhamos para o céu num lugar muito escuro. Kraan-Korteweg e seus colegas combinaram as observações de vários telescópios: o Grande Telescópio da África do Sul (SALT) perto de Cape Town, o Telescópio Anglo-Australiano (AAT), perto de Sydney, e os exames de raios-X do Plano galáctico.

aglomerado-estrelas_03

Através desses dados, calcularam quão rápido cada galáxia que viram acima e abaixo do plano galáctico estava se afastando da Terra. Seu número logo revelou que todos eles pareciam estar se movendo juntos, indicando que a existência um monte de galáxias que não avistadas. “Tornou-se óbvio que estávamos descobrindo uma enorme rede de galáxias, estendendo-se muito mais do que esperávamos“, disse Michelle Cluver, astrofísica da Universidade do Cabo Ocidental, na África do Sul.

aglomerado-estrelas_02

Os pesquisadores estimam que o superaglomerado de galáxias tenha aproximadamente a mesma massa do Superaglomerado Shapley, que contém aproximadamente 8.600 galáxias, sendo que 4 delas estão localizadas a cerca de 650 milhões de anos-luz de distância. Levando em conta que a galáxia normalmente tem cerca de 100 bilhões de estrelas, os pesquisadores estimam que o Superaglomerado Vela poderia conter entre 1.000 e 10.000 trilhões de estrelas. 

Seus cálculos também mostram que o Superaglomerado Vela está a cerca de 800 milhões de anos-luz de distância e se afasta cada vez mais de nós a uma velocidade de cerca de 18 milhões de quilômetros por segundo. Apesar dessa distância crescente, a influência de Vela não pode ser negada. Os pesquisadores estimam que a força gravitacional de Vela no grupo de galáxias, que inclui a Via Láctea, as acelere em cerca de 110.000 km/h. Isso é muito encantador, e poderia ajudar a entender como a nossa galáxia, a Via Láctea, e nós chegamos até aqui.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência