Artista cria impressionantes desenhos utilizando apenas luz solar e vidro

de Merelyn Cerqueira 0

Heliografia: normalmente, este termo se refere a um processo fotográfico criado em 1822.

No entanto, um jovem artista do Colorado (EUA), Michael Papadakis, deu um novo significado à técnica após descrevê-la como parte de seu processo criativo para a produção de seus desenhos. Basicamente, ele utilizada a luz solar e uma lupa para queimar formas em painéis de madeira, conforme informações da Oddity Central.

Michael-Papadakis-heliography2-750x422

Há cinco anos, Papadakis costumava fazer sua arte à moda antiga, utilizando materiais de pintura e desenho. Foi então que, após uma viagem pela Rota da Seda, entre a Ásia e a Europa, ele descobriu uma engenhosa ferramenta – a lupa. Quando eu estava na China, meu amigo tinha uma lente de aumento em sua mesa e eu me lembro do momento em que o sol brilhou através de sua janela para ela”, disse Papadakis à Caters News. “Instantaneamente tive um momento de percepção em que pensei comigo mesmo: ‘Eu provavelmente poderia desenhar com isso‘“.

Michael-Papadakis-heliography4-750x563

Uma vez em casa, ele jogou fora todos os materiais de pintura, e começou a experimentar o Sol em seu lugar. Felizmente, e porque mora no Colorado, pode ter cerca de 300 dias de sol por ano – o que em termos de “ferramenta de trabalho” jamais lhe seria um problema. Então, após praticar pelos anos seguintes, adquiriu a curiosa habilidade.

Michael-Papadakis-heliography5

Para pintar, ele mantém diferentes tipos de lupa a poucos metros de distância do painel de madeira. Então, concentra os raios de sol em pequenos pontos, até que, em seguida, habilmente as guia com as mãos para queimar a tela. De paisagens naturais, retratos animais, cenas românticas e até mesmo logotipos de empresas, não há praticamente nada que o talentoso artista não consiga fazer durante um dia ensolarado.

 Michael-Papadakis-heliography6-750x563

Em média, uma peça pode levar de uma hora a trinta horas, dependendo do tamanho e detalhe da imagem ou logotipo”, disse Papadakis, acrescentando que sempre toma precauções ao trabalhar longas horas em exposição ao Sol, como cobrir os olhos com óculos de soldagem. Segundo ele, o que torna sua arte de heliografia especial em relação à pintura ou desenho convencional é que o processo é tão interessante quanto o resultado final.

Esta forma de arte engenhosa é bem semelhante à pirografia, que é a arte de pintar com calor. No entanto, ao invés de ferro de solda, o método do norte-americano utiliza luz solar concentrada. Para conferir mais sobre as “pinturas solares” de Michael Papadakis, confira sua página oficial do Facebook  e perfil do Instagram .

[ Oddity Central ] [ Fotos: Reprodução / Oddity Central ]

Jornal Ciência