Após 30 anos de proibição, arquipélago brasileiro é aberto à visitação

de Merelyn Cerqueira 0

O Arquipélago dos Alcatrazes, em São Sebastião, voltará a ser aberto ao público a partir de 2018, de acordo com informações de A Tribuna.

O paraíso, que fica a cerca de 35 quilômetros de São Sebastião, no Litoral Paulista, é a casa de diversas espécies de peixes, tartarugas e pássaros. Considerado um dos cenários mais belos do Brasil, o local é conhecido como ‘Fernando de Noronha Paulista’ e ‘Galápagos do Brasil’.

arquipelago-de-alcatrazes-mapa

O arquipélago, que possui cerca de 70 mil hectares, é formado por nove ilhas, quatro lajes e dois parceis.  De acordo com o analista e oceanógrafo Geraldo de França Ottoni Neto, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no período de pico da reprodução das aves, cerca de 8.000 fragatas, 2.000 atobás e muitas outras se reúnem no local.

“No mar, temos várias espécies, com destaque para raias e cações, que também utilizam a área para reprodução”, acrescentou.

arquipelago-de-alcatrazes_2

 As ilhas também são consideradas habitat de uma série de espécies raras, como a Jararaca-de-Alcatrazes (espécie Bothrops alcatraz), por exemplo, que é endêmica.

A presença da cobra é um dos motivos pelo qual as futuras visitas serão restritas ao entorno da formação de rochas, com cerca de quatro quilômetros de comprimento e formato de Y.

arquipelago-de-alcatrazes_3

Histórico de guerra

O Arquipélago de Alcatrazes já foi utilizado como local para a prática de tiros de navios de guerra. De acordo com um infográfico publicado pelo jornal Estadão, “Alcatrazes, um mundo perdido no Litoral Paulista”, em 1989 ambientalistas protestavam contra o uso das ilhas para tal finalidade, alegando por meio de pesquisas e documentos a importância ecológica e necessidade de preservação do local.

Os ambientalistas venceram e, desde então, foi criado o Parque Nacional Marinho de Alcatrazes, considerado patrimônio de conservação ambiental do país.

arquipelago-de-alcatrazes_4

Visitação   

Espera-se que os turistas possam começar a visitar Alcatrazes a partir de janeiro de 2018. No entanto, é necessário que uma empresa se disponha a cadastrá-los para que sejam transportados até o local. 

arquipelago-de-alcatrazes_5

As regras de visitação foram elaboradas pela ICMbio, que é responsável pela preservação e estudo da fauna e flora das ilhas. Ainda, por meio da Portaria 582/2017, seguirá como principal agente na luta pela preservação ambiental da área.

Fonte: Estadão Fotos: Reprodução / Estadão

Jornal Ciência