Em São Paulo, homem desenvolve elefantíase na perna esquerda após picada de mosquito

de Merelyn Cerqueira 0

Foi necessária apenas uma picada de mosquito para que um homem, identificado apenas como Raimundo, de São José do Rio Preto, São Paulo, desenvolvesse uma condição extremamente dolorosa e, em alguns casos, incapacitante.

Há 20 anos Raimundo foi picado por um inseto infectado com a filaríase linfática, popularmente conhecida como elefantíase. Desde então, ele tem lutado contra a infecção e nesse período, sua perna esquerda inchou drasticamente.

Aspecto da perna de Raimundo antes de iniciar o novo tratamento.
Aspecto da perna de Raimundo antes de iniciar o novo tratamento.

A elefantíase, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, é uma doença tropical que ocorre quando parasitas (Wuchereria bancrofti, Brugia malayi e Brugia timori) ao infectar seus hospedeiros, são transmitidos ao homem. Aqui no Brasil, é comumente associada a picada do mosquito Culex. Assim, depois de serem depositados na pele, esses parasitas migram para os vasos linfáticos, onde se desenvolvem. O inchaço, que pode ocorrer em membros e órgãos genitais, é resultado da obstrução dos vasos linfáticos, que ocorre devido à presença do parasita adulto nestas vias, acumulando líquidos. A obstrução também pode favorecer infecções bacterianas. 

Parasita causador da elefantíase.
Um dos parasitas causadores da elefantíase.

Os parasitas podem ser eliminados do organismo através da administração de medicamentos específicos, contundo, o inchaço só pode ser resolvido, se necessário, com uma complexa cirurgia. Quando ocorre na infância, os efeitos não são sentidos até a fase adulta, podendo causar incapacidade permanente dos membros. Apesar de, em muitas pessoas, o parasita não desenvolver nenhum sintoma externo, eles são capazes de danificar os rins e gânglios linfáticos. A infecção é encontrada na América do Sul, África Central e Sul da Ásia e nas ilhas do Pacífico.

Atualmente, Raimundo está passando por um tratamento e a clínica que está tentando ajudá-lo, conseguiu reduzir drasticamente o inchaço da perna em questão de semanas.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência